Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

ESPERANÇA

Vacina contra HIV chega na fase final de testes pela primeira vez em dez anos

A tentativa anterior tinha sido em 2009, quando o medicamento só conseguiu evitar 30% das infecções.

quinta-feira, 07/01/2021, 22:05 - Atualizado em 07/01/2021, 22:05 - Autor: Fonte: Exame


| Reprodução Instagram

Junto com a vacina para a covid-19 o ano de 2020 poderá trazer uma outra cura pela qual a humanidade aguarda há décadas. Um protótipo de vacina contra o HIV chegou na fase final de testes clínicos pela primeira vez.

O imunizante está sendo desenvolvido pela farmacêutica Janssen e precisa da eficácia comprovada contra a transmissão do vírus causador da AIDS para ser aprovado pelas agências de controle. A tentativa anterior tinha sido em 2009, quando o medicamento só conseguiu evitar 30% das infecções.

A tecnologia usada na vacina do HIV é semelhante à que a farmacêutica está utilizando para desenvolver a dose contra a Covid-19: ambas usam o vírus modificado para transportar o material genético da doença até as células humanas, que a partir daí devem desenvolver anticorpos contra a doença.

“Na verdade, são duas vacinas, uma codificada com três proteínas e outra com quatro, que por ter esta mistura se chamam mosaico”, explica o pesquisador da Janssen, Antonio Fernández, em entrevista ao El País.

A fase 3 de testes devem durar entre 24 a 36 meses.

 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS