plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VOTAÇÃO

ONU retira maconha da lista de drogas perigosas

Apesar de Brasil ter votado contra a proposta, a reclassificação foi apoiada

Imagem ilustrativa da notícia ONU retira maconha da lista de drogas perigosas camera A maconha e seus derivados estava na lista de drogas mais perigosas, ao lado da heroína | Reprodução

A Organização das Nações Unidas firmou uma decisão histórica na manhã desta quarta-feira (2), quando foi aprovada a recomendação para reclassificar a maconha da lista dos narcóticos considerados "perigosos". A decisão abre um caminho para o uso dos medicamentos derivados da cannabis. O Brasil foi um dos poucos países que votaram contra a mudança de classificação.

A votação foi durante a 63ª sessão de Comissão de Drogas e Narcóticos da ONU, que é formada por 53 países-membros. Apesar de países da América Latina como Colômbia, Uruguai, Equador e México serem favoráveis, China, Egito, Rússia e Turquia foram contra a proposta.

No entanto, Estados Unidos, Canadá e grande parte da Europa endossaram o apoio à proposta da Organização Mundial da Saúde em 2019.

Leia também!

O resultado foi bem dividido e houve resistência para a realização da votação. Porém, o pleito seguiu e 27 países votaram a favor pela reclassificação, 25 nações foram contra e um país votou em abstenção.

A maconha e seus derivados estava na lista de drogas mais perigosas, ao lado da heroína, desde quando foi publicado o Anexo IV da Convenção sobre Drogas Narcóticas de 1961. Ainda assim, com a liberação, cada país tem sua autonomia e soberania para decidir sobre o consumo da erva. 40 países reconhecem a maconha para seu uso medicinal.

México foi um dos últimos países que liberou a maconha para uso recreativo e vários estados nos EUA aprovaram a descriminalização da planta em votação nas eleições de novembro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias