Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

ELEIÇÕES 2020

E-Título apresenta instabilidade no dia da votação; eleitores relatam dificuldades para justificar voto  

Entre os relatos, os usuários afirmam não estar conseguindo baixar o aplicativo, consultar a zona eleitoral

domingo, 15/11/2020, 14:28 - Atualizado em 15/11/2020, 14:28 - Autor: Com informações Istoé


| Reprodução

Eleitores relataram instabilidades no funcionamento do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã deste domingo, (01). Os usuários afirmam não estar conseguindo baixar o aplicativo, consultar a zona eleitoral ou concluir a operação de justificativa do voto. O corregedor do TSE atribuiu o problema ao excesso de acessos na plataforma.

Nas redes sociais, vários relatados de instabilidade no aplicativo. “Estou há 20 minutos tentando justificar a minha ausência no e-título e só aparece essa mensagem de erro”, escreveu um usuário. “Eu tentando justificar minha ausência e o e-Título não acessa a minha localização”, disse um internauta.

O ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, informou que os problemas enfrentados pelos eleitores se deram pelo excesso de usuários acessando o aplicativo simultaneamente. “É apenas o excesso [de usuários] nesse momento. o aplicativo funciona bem. Nós temos recebido o retorno de que centenas de pessoas já fizeram a justificativa”, disse o ministro em entrevista à CNN.

Salomão ainda afirmou que não há necessidade de “pânico” ou “corrida” para as zonas eleitorais: “Haverá um tempo posterior para que o eleitor possa fazer essa justificativa. Então não há nenhum motivo de corrida, de preocupação. Claro, seria interessante quem está na situação de justificar, fazê-lo pelo aplicativo. Se não for possível, também não é motivo de pânico. Pode ir depois, procurar o cartório eleitoral e comprovar sua justificativa”.

“O que nós não queremos agora é aglomeração, estresse, justamente porque nós estamos concentrados no processo de votação. Estamos acompanhando, ainda não chegou nenhum travamento do sistema, muito ao contrário, ele vem funcionando, ainda que com o excesso de pessoas querendo fazer a justificativa”, afirmou.

Eleitores que faltam três eleições consecutivas sem justificar ou quitar a multa têm o título de eleitor cancelado. Entre outras punições, fica impedido de obter passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino ou ser nomeado em cargos públicos. O voto pode ser justificado pelo aplicativo e-Título, em cartórios eleitorais, pela internet e em zonas eleitorais no dia da votação.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS