Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
33°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

ALERTA

Médico pode ser o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no DF

O servidor está afastado do trabalho e se recupera em casa.

sexta-feira, 13/11/2020, 13:51 - Atualizado em 13/11/2020, 13:51 - Autor: Com informações do portal Metrópoles


Testes feitos pelo médico indicam que ele voltou a ter resultado positivo para a doença, cinco meses após ter sido considerado livre do vírus.
Testes feitos pelo médico indicam que ele voltou a ter resultado positivo para a doença, cinco meses após ter sido considerado livre do vírus. | Reprodução

Um médico do Hospital das Forças Armadas (HFA) pode ser o primeiro caso de reinfecção por Covid-19, no Distrito Federal. As informações são do portal Metrópoles. 

Testes feitos pelo médico indicam que ele voltou a ter resultado positivo para a doença, cinco meses após ter sido considerado livre do vírus. 

Reinfecções causadas pela covid-19 causam preocupação

Segundo os exames, o médico teve a confirmação de Covid-19 em 2 de junho. Após duas semanas, realizou novo teste, que não detectou mais a presença do vírus. Assim, o servidor voltou a trabalhar normalmente. Em agosto, ele voltou a se sentir mal e apresentar sintomas parecidos com os relacionados ao novo coronavírus. Uma nova verificação foi feita e o resultado do exame foi negativo.

No início deste mês, o médico apresentou novo mal-estar. Sem olfato, com tosse e sentindo-se muito cansado, o médico foi submetido a mais um teste para detecção da Covid-19. E novamente o resultado foi positivo para a doença. O servidor está afastado do trabalho e se recupera em casa.

Imunidade contra a Covid-19 dura pelo menos quatro meses, aponta estudo

A identidade do paciente não foi divulgada. 

Em nota, o Hospital das Forças Armadas disse realizar “periodicamente, a testagem dos seus servidores para o novo coronavírus e reitera que, até o momento, não foi possível constatar, cientificamente, qualquer caso de reinfecção”.

Reinfecção em Aracaju deve ser a primeira do Brasil

Os casos de reinfecção pelo coronavírus levantam dúvidas sobre quanto tempo dura a imunidade à doença. Essa é uma das questões mais importantes tanto para o desenvolvimento de vacinas como para as medidas que deverão ser seguidas para controlar novas ondas da Covid-19.

Até o momento, apenas cinco casos de reinfecção foram comprovados no mundo: em Hong Kong, Bélgica, Holanda, Equador e Estados Unidos.

A comprovação se dá por uma comparação entre o código genético do vírus da primeira infecção e o da segunda – caso sejam diferentes, está confirmado que o paciente pegou a Covid-19 duas vezes.

O primeiro caso de reinfecção de Covid-19 comprovado no Brasil será enviado para avaliação e publicação pela revista científica The Lancet, uma das mais importantes da área. A paciente é uma técnica de enfermagem de 40 anos de Aracaju (SE), que teve dois resultados positivos para o coronavírus com 54 dias de intervalo. Ela apresentou sintomas leves e não precisou ser internada.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS