plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ACOBERTAMENTO

Vaticano admite que Papa sabia de ‘rumores’ sobre bispo pedófilo 

A investigação contra o bispo pedófilo foi realizada a pedido do papa Francisco.

Imagem ilustrativa da notícia Vaticano admite que Papa sabia de ‘rumores’ sobre bispo pedófilo  camera Vaticano admite que João Paulo II promoveu arcebispo ciente de suspeita de abuso. | Reprodução

O Vaticano divulgou um relatório negando ter acobertado o abuso sexual de menores praticado pelo clérigo Theodore McCarrick. O sacerdote foi alçado ao cargo de cardeal, um ano depois de ter sido nomeado arcebispo de Washington, nos Estados Unidos, pelo papa João Paulo II, que segundo o Vaticano, sabia dos rumores sobre sua conduta. As informações são da Veja.

No relatório, a Santa Fé reconhece que a ascensão ao poder de McCarrick foi somente possível porque a Igreja errou ao considerar as informações sobre os crimes como meros “rumores”.

A investigação foi realizada a pedido do papa Francisco. O documento de 450 páginas, é baseado em mais de 90 entrevistas de testemunhas, além de consultas aos arquivos disponíveis.

Fala do Papa sobre casamento gay ‘foram retiradas de contexto’, diz Vaticano

Vaticano sabia sobre crimes de padre Robson e não se pronunciou

Segundo o documento, a primeira denúncia oficial de pedofilia contra McCarrick foi feita apenas em 2017, após a denúncia de um homem que acusou o cardeal de abuso sexual nos anos 1970.

McCarrick era influente em Washington. Por décadas, ele desempenhou um papel fundamental na arrecadação de fundos para a Santa Sé por ricos doadores americanos. Em 2018, ele foi julgado e considerado culpado por ter abusado de seminaristas menores de idade. Sua punição foi perder o título de cardeal. No ano seguinte, ele foi destituído do sacerdotismo.

O ex-cardeal, que vive desde setembro de 2018 na pequena cidade de Victoria, no estado americano do Kansas, foi acusado sucessivamente de abusar sexualmente de outros menores e de ter relações com seminaristas que convidava para ir a sua casa de praia em Nova Jersey por muitas décadas.

ACOBERTAMENTO

A denúncia e a condenação fazem parte da política iniciada por Francisco contra a “cultura do acobertamento” de abusos na hierarquia da Igreja Católica.

Anvisa autoriza retomada de testes da vacina Coronavac

De acordo com o relatório, quando a primeira acusação de abuso sexual tornou-se publica, a resposta de Francisco “foi imediata”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias