plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TESTES

Coronavac: suicídio é causa da morte de voluntário, diz governo de São Paulo

Morte levou a Anvisa a suspender os testes. De acordo com o governo, é 'impossível' que o fato esteja relacionado com a vacina

Imagem ilustrativa da notícia Coronavac: suicídio é causa da morte de voluntário, diz governo de São Paulo camera Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo considera que suicídio foi a causa provável da morte do voluntário da vacina chinesa Coronavac, conforme o Estadão apurou com fontes da pasta. A morte ocorrida durante a fase três dos ensaios clínicos levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspender os testes da imunização. Segundo o governo paulista, é "impossível" que o fato esteja relacionado com a vacina.

A Anvisa suspendeu na noite desta segunda-feira (09), os testes clínicos com a vacina contra o coronavírus Sars-COV-2 alegar a ocorrência de um "evento adverso grave" com um dos voluntários. No final da manhã desta terça-feira (10), após uma reunião com os técnicos da agência reguladora, os responsáveis pelos testes disseram que uma coisa não estava relacionada à outra.

"O evento adverso foi analisado e não teve relação com a vacina. E essa informação está de posse da Anvisa desde o dia 6", afirmou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantã.

Durante a entrevista coletiva, Covas não confirmou que se tratava de uma morte nem disse o que seria o tal "evento adverso grave", mas afirmou por diversas vezes que não teria sido provocado pela Coronavac e afirmou estar chocado com a decisão da Anvisa em paralisar o estudo.

"Não seria mais justo, mais ético, mais compreensível marcar a reunião para discutir isso?", questionou, após dizer que foi informado da decisão por e-mail na noite desta segunda, 9, apenas 20 minutos antes de a notícia ter sido divulgada pela imprensa, por onde ele disse ter sido informado.

Segundo o governo de São Paulo, o evento adverso foi informado à Anvisa no último dia 6, com a declaração de que não havia nenhuma relação com a vacina. "Quero acreditar que a Anvisa seja técnica e independente. Desde a sua constituição, essa independência e parte técnica do órgão é fundamental. A Anvisa é a guardiã sanitária do País e tem que se preocupar, sim, com tudo o que é relacionado à saúde, e ter critérios", afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias