Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

CAOS NO AMAPÁ

#SOSAmapá: apagão deixa população vivendo momentos 'apocalípticos'; veja os vídeos

Falta de energia atinge e a capital, Macapá, e outras treze cidades amapaenses

quinta-feira, 05/11/2020, 14:26 - Atualizado em 06/11/2020, 14:54 - Autor: Tomas Tavares


Moradores enfrentam filas enormes para conseguirem suprimentos como água, velas e combustível
Moradores enfrentam filas enormes para conseguirem suprimentos como água, velas e combustível | Reprodução

O estado do Amapá entrou em caos depois que um incêndio em uma subestação ao norte de Macapá provocou um apagão na capital amapaense e em treze cidades do estado, na noite de terça-feira (3). A falta de energia acontece em meio a um aumento de casos de covid-19 na região.

Esta sexta-feira (6), marca o quarto dia de apagão.

Moradores de Macapá contaram ao DOL que, além da energia elétrica, também estão prejudicados os serviços de abastecimento de água, sinal de telefonia móvel e de combustíveis. As pessoas estão indo aos shoppings e ao aeroporto para recarregarem os celulares, pelo fato dos estabelecimentos possuírem gerador. 

Fila para comprar gelo (Reprodução/Whatsapp)



Fila para o posto de gasolina (Reprodução/Whatsapp)

Alguns hotéis estão lotados, com as pessoas se hospedando apenas para dormirem e tomarem banho. Há filas enormes nos comércios em busca de suprimentos básicos como água, gelo e vela.

Segundo reportagem da revista Veja, a população não consegue mais encontrar água engarrafada nos supermercados e estão recorrendo à água com gás para saciar a sede.

Com o abastecimento de água encanada interrompido em grande parte das residências, pessoas estão tomando banho com xampu e sabonete às margens do Rio Amazonas, que banha o litoral da capital.


A falta de luz também suspendeu os serviços de bancos e caixas-eletrônicos. Há aglomeração de pessoas em frente a uma agência do Banco do Brasil na Zona Norte do município, uma das únicas com gerador de energia elétrica na capital.

Fila para comprar vela em um dos poucos comércios com gerador (Reprodução/Wathsapp)

Assim como Belém, Macapá é uma cidade com temperaturas elevadas e, por isso, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são itens de primeira necessidade. Sem os eletrodomésticos funcionando, as pessoas estão dormindo nos carros que possuem sistema de refrigeração e até em frente às casas. O gelo está sendo essencial para conservar os alimentos.

Para piorar, nas últimas semanas, Macapá também enfrentou um aumento expressivo no número de casos de covid-19. Por isso, a prefeitura baixou um decreto que restringe as atividades não essenciais no município.

Não há previsão para a energia ser restabelecida na região.

Ainda de acordo com a Veja, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), abdicou de chefiar a sessão de quarta-feira (4), no Congresso, para se encontrar com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O ministro se comprometeu ir ao estado e tentar encontrar uma solução para o problema junto às autoridades locais.

Alcolumbre tenta reeleger o irmão, José Alcolumbre (DEM), para a prefeitura da capital amapaense.

#SOSAmapá

Nas redes sociais, a hashtag #sosamapá está sendo usada para divulgar informações sobre a cidade. Muitas pessoas se queixam que não conseguem falar com seus familiares há mais de 24 horas e a apreensão toma conta de muita gente, já que a região também enfrenta um aumento no número de casos de covid-19.

Veja mais:

+ #SOSAmapá: famosos se manifestam sobre apagão que já dura dias no estado

+ Ministro afirma que deve levar 10 dias para restabelecer energia no Amapá 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS