plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES NOS EUA

'A esperança é a última que morre', diz Bolsonaro após Trump perder vantagem

O mandatário torce pela reeleição do republicano Donald Trump

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 'A
esperança é a última que morre', diz Bolsonaro após Trump perder vantagem camera Presidente disse que torce pelo republicano, enquanto fez críticas ao democrata Joe Biden. | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite desta quarta-feira (4), que "a esperança é a última que morre" ao comentar a eleição presidencial nos Estados Unidos. O mandatário torce pela reeleição do republicano Donald Trump. A apuração dos votos nos EUA na noite desta quarta, porém, indica vantagem do democrata Joe Biden.

Campanha de Trump pede suspensão de contagem de votos na Geórgia

Trump se declara vencedor e repete que vai à Suprema Corte

Bolsonaro deu a declaração em frente ao Palácio da Alvorada, onde parou para falar com um grupo de apoiadores.

O presidente comentou o pleito norte-americano após uma apoiadora elogiá-lo e perguntar "o que seria de nós sem o senhor e o Trump". "A gente está aqui com o coração na mão com o que está acontecendo nos Estados Unidos", disse a mulher.

Em resposta, Bolsonaro afirmou: "a esperança é a última que morre".

Questionado novamente no final do encontro por outro apoiador sobre as eleições nos EUA, o chefe do Executivo adotou tom cauteloso. "Parece que foi judicializado o negócio lá num estado ou outro. Tem que esperar um pouquinho", disse o presidente.

Recorreu

A campanha de Trump entrou com uma ação judicial no estado Michigan para tentar suspender a contagem até que pudessem checar a abertura e o processamento dos votos que chegaram pelo correio. A imprensa americana já apontou vitória de Joe Biden no estado.

Com a vitória em Michigan, Biden foi a 253 votos e ficou a um estado de distância de ser o próximo presidente dos Estados Unidos.

Posicionamento

O presidente também evitou se comprometer com pedidos para apoiar candidatos ou comentar as eleições municipais. "Tenho apoiado discretamente em São Paulo, Rio, meia dúzia de capital", disse.

Mais cedo, também na frente do Palácio da Alvorada, Bolsonaro voltara a dizer que torce pelo republicano Donald Trump e criticou o democrata Joe Biden.

Bolsonaro negou interferir no pleito americano e acusou o ex-vice de Barack Obama justamente de interferência em assuntos internos do Brasil por criticar a política ambiental do governo brasileiro.

"Só [para] complementar aqui: o candidato democrata, em duas oportunidades, falou sobre a Amazônia. É isso que estamos querendo para o Brasil? Aí, sim, uma interferência de fora para dentro", disse o presidente a apoiadores, em declarações transmitidas por um site bolsonarista.

Amazônia em jogo

Durante o primeiro e caótico debate presidencial nos EUA, Biden, ao se referir à Amazônia, disse que "a floresta tropical no Brasil está sendo destruída".

À época, Bolsonaro classificou a fala como lamentável. O líder brasileiro reafirmou que tem uma "opinião clara" sobre a eleição americana, que conserva boa relação política com Trump e que espera a reeleição do republicano.

"O Brasil vai continuar sendo o Brasil. Sem interferir em nada, até porque quem somos nós para interferir?", disse ele.

"E esse bom relacionamento, coisa que não havia em governos anteriores. Tirando o [ex-presidente Michel] Temer [MDB], em governos anteriores não havia esse bom relacionamento. E tem gente incomodada com isso, acham que eu deveria ser inimigo dos Estados Unidos ou criticar o governo americano e elogiar Venezuela, Cuba e outros países que não têm nada de exemplo para nós aqui na América do Sul."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias