plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AÇÃO CRIMINOSA

Entenda o novo golpe do WhatsApp que vitimou Guilherme Boulos 

Recentemente a vítima foi o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Ele teve seu celular clonado na manhã desta segunda-feira (19)

Imagem ilustrativa da notícia Entenda o novo golpe do WhatsApp que vitimou Guilherme Boulos  camera Reprodução

Os criminosos estão com novas técnicas para realizar golpes. Se antes eles usavam anúncios ou convites de famosos, para clonar as contas, a tática agora é bem mais simples: a criação de perfis falsos no WhatsApp.

Uma vítima recente do golpe foi o candidato do PSOL a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos. Ele teve seu celular clonado na manhã desta segunda-feira (19). Os golpistas conseguiram uma cópia da sua agenda e enviaram mensagens, a partir de outro número de celular, se passando por ele, pedindo dinheiro para "ajudar em sua campanha".

O usuário que tem o perfil "falsificado" não fica sabendo que os bandidos estão usando sua identidade para aplicar a extorsão. Boulos, por exemplo, disse que foi informado sobre as mensagens por meio de seus próprios contatos.

Em nota, o candidato esclareceu que "não pede doações pelo celular", e que a única maneira de doar é pelo site e pela conta oficial da campanha.

Já a cibersegurança Kaspersky, informou que os golpistas compram banco de dados com informações pessoais, como endereços, telefone, local de trabalho, preferência de lazer e afiliação e indicações de pessoas próximas. Após a compra de informações, os criminosos buscam nas redes sociais pelos nomes e fotos das pessoas para serem usadas nas contas falsas.

"Aqui, todos os tipos de empresa podem ser vítimas. Logicamente que lojas online são alvos óbvios, mas qualquer empresa conta com banco de dados de funcionários e de clientes que podem ser usados para abastecer este esquema", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

Para evitar se tornar uma vítima do golpe, a Kaspersky apresenta algumas dicas, como:

  • Manter a dupla autenticação ativa;
  • Alterar as configurações de privacidade para que sua foto seja mostrada apenas para seus contatos;
  • Não usar a mesma foto de perfil em todas as suas contas.

Caso receba uma mensagem suspeita, sempre desconfiar. Entre em contato com a pessoa que está pedindo dinheiro, por meio de ligação por voz pelo telefone. Além de confirmar a autenticidade da mensagem, você ainda pode alertar a pessoa sobre o golpe.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias