plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Veja as ferramentas que ajudam no uso mais seguro da internet

Confira alguns recursos que os pais podem ativar, de acordo com a faixa etária da criança, para administrar os conteúdos que os filhos acessam na internet por crianças e adolescentes

Imagem ilustrativa da notícia Veja as ferramentas que ajudam no uso mais seguro da internet camera Cuidados vão de movimentação bancárias a visitação de simples sites de vídeos | Arquivo

Você tem o costume de monitorar e controlar as páginas e redes sociais que seu filho/filha acessa na internet? Para além das incontáveis utilidades que a internet disponibiliza aos usuários, ao mesmo tempo, essa ferramenta pode abrigar muitos perigos, sobretudo para um público em especial: crianças e adolescentes. A recomendação é para que os pais estejam sempre vigilantes enquanto os filhos navegam pelo mundo virtual.

A pedofilia e exploração sexual infantil estão entre os perigos. Inclusive, os crimes são combatidos pela Polícia Federal no Pará que, no último dia 14, deflagrou a terceira fase da operação “Não há anonimato”, em Belém e região metropolitana.

LEIA MAIS:

Vídeo: policial militar sofre atentado enquanto aguardava lanche

Show no Pará em meio à pandemia é assunto em site nacional

Os pais podem começar a administrar os conteúdos que os filhos acessam na internet, ativando em plataformas e aplicativos opções de restrições criadas para esse público. É a chamada “mediação parental”. O site da SaferNet traz orientações sobre o assunto. Mesmo para aqueles pais que não costumam acessar a internet, é possível obter conhecimento com relação ao funcionamento das plataformas que os filhos utilizam.

Mais que isso, os pais devem conversar com os filhos, alertando sobre os cuidados que precisam adotar e, principalmente, evitar o contato com estranhos. Para facilitar esse entendimento, a SaferNet listou recursos que os pais podem ativar, de acordo com a faixa etária da criança.

SERVIÇO

YOUTUBE - MODO RESTRITO

Sem dúvidas, o YouTube é uma das plataformas que virou sensação para crianças e adolescentes. Para filtrar os conteúdos, a ferramenta dispõe de um recurso chamado “Modo Restrito”, que ajuda a excluir conteúdo possivelmente ofensivo. O Modo Restrito é ativado no navegador ou no dispositivo. Precisa ser ativado em todos os navegadores utilizados.

YOUTUBE KIDS

Já o aplicativo YouTube Kids oferece uma versão mais segura do YouTube para esse público, e, como o nome sugere, disponibiliza vídeos infantis e conteúdos diversificados, de fácil uso. O aplicativo filtra vídeos impróprios para crianças, mesmo assim, os pais precisam ficar atentos. Se aparecer um conteúdo impróprio, é possível bloquear e denunciar para que seja revisado pela própria plataforma. O YouTube Kids também disponibiliza várias opções de controle parental que permitem criar uma experiência adequada para cada família.

MESSENGER KIDS

É um aplicativo gratuito de ligação de vídeo e mensagem para tablet ou smartphone. Os pais podem definir os controles, além de analisar e gerenciar os contatos das crianças usando o Painel para Pais. As crianças também podem bloquear pessoas e fazer denúncias. Quando elas fazem isso, o pai, mãe ou responsável recebe uma notificação. A guia Atividade permite monitorar como e quando a criança está usando o Messenger Kids.

FAMILY LINK APP

O aplicativo Family Link, criado pelo Google, permite que os pais estabeleçam regras digitais enquanto os filhos aprendem, brincam ou jogam. Para crianças menores de 13 anos (ou a idade mínima de consentimento no seu país), o Family Link possui a opção de criar uma Conta do Google, com acesso à maioria dos serviços do Google. Você pode ajudar seu filho a encontrar conteúdos de qualidade.

CONTROLE PARENTAL - IPHONE E IPAD

A partir da criação de um perfil restrito, é possível escolher quais aplicativos, recursos e conteúdos podem ser acessados, por exemplo, para impedir que alguém utilize para assistir conteúdo adulto. Para mais informações, acesse: https://new.safernet. org.br/content/mais-tempo-line-mais-mediacao-parental#mobile.

WINDOWS

O sistema operacional permite ativar funções de controle sobre os conteúdos, sobre o tempo e aplicações que os perfis de crianças podem acessar. Confira no https:// support.microsoft. com/pt-br/windows? ui=pt-BR&rs=pt- BR&ad=BR.

O site Safety Google traz conteúdos educativos onde os pais aprendem junto com os filhos como melhorar e tornar essa experiência virtual mais segura, acesse: https:// safety.google/ families/.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias