Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

PODE SER FRAUDE

Estados brasileiros recebem sementes "misteriosas" e não encomendadas da Ásia

As sementes podem ser resultado de um golpe aplicado para impulsionar perfis de vendas online

quinta-feira, 01/10/2020, 22:08 - Atualizado em 01/10/2020, 22:08 - Autor: Com informações de Gilson Garrett Jr./Exame


O material coletado foi enviado para análises técnicas em Goiânia.
O material coletado foi enviado para análises técnicas em Goiânia. | Reprodução/Agência Brasil

Cerca de 17 estados brasileiros receberam sementes “misteriosas” vindas pelo correio de países da Ásia, sem que tivessem sido solicitadas pelo destinatário. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já foram recebidas 181 amostras.

Os casos foram registrados no Distrito Federal e nos estados Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

As primeiras encomendas apareceram há um mês e vieram da China, mas existem casos de remetentes da Malásia e Hong Kong.

Para o Mapa, ainda não é possível afirmar os riscos, mas há o perigo de que o material tenha algum tipo de praga ou plantas daninhas que causem prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.

Todo o material coletado foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas.

FRAUDE - As sementes misteriosas podem ser resultado de um golpe chamado brushing, aplicado para melhorar ranking de sites de vendas online, como eBay e AliExpress. Um vendedor pega os dados de endereço de uma pessoa, envia o conteúdo ao destinatário e depois comenta no site como se fosse o comprador, elogiando e recomendando o serviço. Dessa forma, o perfil é impulsionado nas vendas.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS