plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PRÓXIMA ETAPA

Projeto que prevê prisão por maus-tratos a cães e gatos vai a sanção presidencial

Projeto de lei é fruto de mobilização de entidades ligadas aos direitos dos animais

Imagem ilustrativa da notícia Projeto que prevê prisão por maus-tratos a cães e gatos vai a sanção presidencial camera Se aprovado, a pena para quem cometer o crime é de três meses a um ano de detenção, além de multa. | Daniela Freitas/Bastidores Comunicação/Fotos Públicas

O projeto de lei “Lei Sansão”, que prevê reclusão de dois a cinco anos para quem comete maus-tratos contra cães e gatos, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após ter sido aprovado, nesta quarta-feira (9), pelo Senado.

Fruto de mobilização de entidades ligadas aos direitos dos animais, o projeto foi relatado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que manteve o texto original. Já a proposta é de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) e foi aprovada na Câmara dos Deputados em dezembro de 2019. No Senado, o texto foi aprovado de forma simbólica.

O texto altera lei já instituída, que desde 1998 tipifica como crime contra a fauna a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Pela lei atual, a pena para quem cometer esses crimes é de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Se o texto for sancionado, a pena para quem cometer atos contra cães e gatos será ampliada, podendo chegar a até cinco anos de prisão. Crimes cometidos contra outros animais seguem sendo punidos de acordo com a lei anterior.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias