plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NASCIMENTO INESPERADO

Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz na sala de casa

A funcionária pública Michaella Mignone, 30 anos, de Marataízes (ES) descobriu que seria mãe novamente apenas quando já estava dando à luz na sala de casa. Mãe de duas filhas, ela tomava anticoncepcional injetável há anos e, em março passado, até cogitou

Imagem ilustrativa da notícia Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz na sala de casa camera Foto: Arquivo Pessoal

A funcionária pública Michaella Mignone, 30 anos, de Marataízes (ES) descobriu que seria mãe novamente apenas quando já estava dando à luz na sala de casa. Mãe de duas filhas, ela tomava anticoncepcional injetável há anos e, em março passado, até cogitou com o marido, o também funcionário público Diego Cordeiro, que ele fizesse vasectomia. O que Michaella não sabia é que nessa época, já estava grávida de sete meses da terceira filha.

Segundo ela, durante os nove meses da gestação desconhecida não teve sintomas que a fizessem desconfiar de uma gravidez, como enjoos, náuseas e desejos. E nem viu sua barriga crescer. Porém, após notar uma saliência em seu umbigo, Michaella chegou a procurar o médico no final do ano passado. Na ocasião, ela foi diagnosticada com uma hérnia.

"O médico disse que era necessário fazer uma cirurgia. Quando eu estava na fase de preparação para os exames pré-operatórios, veio a pandemia e tivemos que adiar o procedimento", explica.

Na linha de frente do combate à covid

A funcionária pública atua na área da saúde em sua cidade e, durante a pandemia, visitava postos de saúde para programar novos sistemas nos computadores. Sem sentir dores, Michaella continuou trabalhando, na linha de frente ao combate à covid-19.

"Eu não atendia pacientes, mas estava todos os dias nas unidades de saúde. E você sempre acaba tendo contato com pessoas infectadas, é inevitável", diz.

Um dia antes de dar à luz, em um domingo no dia 17 de maio, Michaella lembra que estava no sítio com os pais. Passou um fim de semana agitado, com diversos afazeres domésticos. A noite, no mesmo dia, já em sua casa, a funcionária pública sentiu um desconforto abdominal e procurou uma unidade de saúde.

"Pensei que minha hérnia tivesse piorado. No hospital, fui avaliada por um médico. Ele tocou a minha barriga e disse que eu precisava de uma cirurgia de emergência e deveria fazer o procedimento naquela semana. Fui medicada com analgésico e retornei para casa", lembra.

No dia seguinte, Michaella passou mal novamente. Ao acordar, conta que sentiu dores no corpo e pediu para o marido levá-la ao hospital de novo. Mas a dor era tanta que Michaella não conseguiu chegar até o carro que estava na garagem.

"Eu senti uma dor forte, me deitei no sofá e falei: 'Diego, acho que estou parindo'. Ele ainda riu e disse que não era possível. Mas eu estava com a mesma sensação de quando minhas duas outras filhas nasceram", conta. Sem saber o que fazer, o marido de Michaella ligou para um primo, que é enfermeiro, e pediu ajuda. O resgate também foi chamado. Mas, mesmo antes de chegar a ajuda médica, Cecília nasceu, no sofá de casa.

"Foi tudo muito rápido, não demorou nem meia hora. Quando vimos que realmente eu estava em trabalho de parto e a bebê nasceu, pedi para o meu marido colocar ela de lado para não sufocar. E, nisso, ela chorou. A gente não sabia nem o sexo da criança, foi um susto enorme", conta Michaella. "Na sequência a ambulância chegou e fomos para o hospital."

A pequena Cecília nasceu com 50 centímetros e pesando três quilos. A bebê passou por diversos exames e estava saudável.

Depois da surpresa com o nascimento de Cecília, a funcionária pública conta que ficou assustada devido à pandemia e por não ter feito o pré-natal.

"A gente fica preocupada porque eu estava na rua e nos postos de saúde todos os dias. Nunca sabemos o que pode acontecer. Três dias depois que a Cecília nasceu, três pessoas da minha equipe testaram positivo para a covid-19", diz. A funcionária pública fez o teste para o coronavírus e o resultado deu negativo.

Mãe e filha ficaram três dias no hospital e fizeram vários exames. Todos constataram que mãe e filha estavam bem de saúde.

"Todo esse tempo eu trabalhei de salto alto e calça jeans. Dormia de bruços e até comecei uma dieta em que emagreci quase dois quilos", lembra a mãe sobre o período em que estava grávida sem saber.

Enxoval para três

Amigos e familiares de Michaella se uniram para montar o enxoval da bebê às pressas. Em poucos dias, a família ganhou roupinhas, fraldas e produtos de higiene. O esforço coletivo foi tanto que rendeu até para a caridade.

"Ganhei enxoval suficiente para três crianças", diz Michaella. "Por isso, nós doamos muitas coisas para outras famílias."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias