plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Benedita da Silva registra queixa por racismo contra paraense 

Julio Marcos Saraiva postou nas redes sociais uma série de insultos à parlamentar

Imagem ilustrativa da notícia Benedita da Silva registra queixa por racismo contra paraense  camera Reprodução

A deputada federal Benedita da Silva (PT) registrou nesta segunda-feira (31) um boletim de ocorrência contra o paraense que lhe proferiu ofensas racistas em uma publicação no Facebook, na semana passada.

Julio Marcos Saraiva, que nas redes sociais se descreve como “administrador especialista em gestão de pessoas”, postou uma série de insultos racistas à parlamentar, simplesmente pelo fato dela ter sido a responsável pela consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou ao fatiamento proporcional do fundo eleitoral entre candidatos brancos e negros a partir de 2022.

Na denúncia, foi feita na segunda-feira (31) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), no Rio de Janeiro, Benedita acusa Julio Marcos Saraiva pelo crime de racismo, injúria e difamação racial.

Na postagem, Julio Marcos Saraiva dispara diversas ofensas à Benedita relacionadas ao seu gênero e sua raça. Menciona termos como "negra idiota" e "preta ridícula". Ele menciona os quilombolas de maneira pejorativa e afirma que as cotas eleitorais vão "inviabilizar os partidos".

O caso repercutiu nacionalmente e diversas pessoas condenaram a postagem racista. "Ofensa e agressão não são liberdade de expressão", afirmou uma internauta.

Sobre o episódio, Benedita da Silva comentou: É lamentável que ainda tenhamos episódios assim, mas continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão!

No Twitter, ela divulga foto ao lado do diretor da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Rodrigo Mondego, a secretária de Combate ao Racismo do PT, Neide Jane, e o presidente do PT Carioca, Tiago Santana. Todos a acompanham para prestar a queixa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias