plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
HOME OFFICE

Pesquisa mostra que 86% dos empregados gostariam de continuar trabalhando em casa

A pandemia do novo coronavírus levou muita gente a ter que trabalhar em casa. Essa estratégia usada durante o período de isolamento social acabou sendo bem aceita pela maioria dos trabalhadores. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa mostra que 86% dos empregados gostariam de continuar trabalhando em casa camera Reprodução

A pandemia do novo coronavírus levou muita gente a ter que trabalhar em casa. Essa estratégia usada durante o período de isolamento social acabou sendo bem aceita pela maioria dos trabalhadores. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que 86% dos empregados gostariam de continuar exercendo suas atividades da própria casa.

Apesar das dificuldades enfrentadas por boa parte dos empregados durante o home office, já que a maioria dos empregadores não ofereceu suporte para esse tipo de trabalho, os entrevistados mostraram interesse em permanecer atuando nessa modalidade.

Porém, um levantamento da FGV aponta a necessidade de fazer alguma adaptação para que a prática continue. Para se ter uma ideia, muitos brasileiros que aderiram ao home office apresentaram uma série de sintomas físicos. Os mais comuns foram dores nas costas, no pescoço, fadiga ocular, perda de sono e dores de cabeça.

Outro fator apresentado pelo estudo está relacionado a carga horária de trabalho. Muitos funcionários afirmaram ter passado a trabalhar mais horas que antes. Além disso, não havia uma regularidade nos horários.

Pensando nisso, a executiva especializada em habilidades comportamentais em empresas Erika Linhares destacou um passo a passo simples para ser seguido durante o home office.

Leia mais:

Voltas às aulas na rede pública tem aglomerações e greve de professores

OMS não vai recomendar vacina russa

1. Estabeleça horários

Evitar dormir e acordar tarde é o primeiro passo. O ideal é que você mantenha uma rotina próxima de quando o trabalho era presencial. Passar a acordar mais tarde pode dar a impressão de férias e causar improdutividade, segundo Linhares.

Além disso, é preciso que você estabeleça – e siga – um horário de trabalho. Colocar em um cronograma sua rotina, estabelecendo horários para cada tarefa, pode ajudar.

2. Faça pausas, mas conscientemente

Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Mas não se deixe levar pela rotina da casa.

Com marido ou esposa e filhos no mesmo ambiente de trabalho, é preciso fazer “pactos” para manter a produtividade.

No caso das crianças, é preciso combinar os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos. É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência.

3. Escolha o melhor local de trabalho

Segundo Erika, é fundamental que esse espaço seja longe da cama e da televisão. Além disso, se o espaço estiver organizado vai te ajudar a manter a concentração para que o trabalho possa fluir.

Ter as ferramentas que você precisa funcionando perfeitamente também evita atrasos, seja internet ou notebook, por exemplo.

4. Mantenha contato com as pessoas

Linhares diz que é preciso acionar as pessoas com quem você se relacionava no ambiente de trabalho mesmo à distância. Não é preciso esperar um encontro físico para resolver problemas. Ferramentas como telefone, Skype ou as redes sociais estão aí para isso.

E quando optar por fazer uma reunião virtual, compartilhe o material previamente. Isso vai fazer com que todos tenham conhecimento sobre o assunto a ser discutido, dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias