plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Entenda o que é a síndrome pós-covid-19, relatada por pacientes curados

Pacientes recuperados de covid-19, podem adquirir a chamada "síndrome pós-Covid-19". É uma possível complicação do novo coronavírus que está surgindo em alguns pacientes que foram considerados curados da infecção. Ela já foi observada em outras infecções

Imagem ilustrativa da notícia Entenda o que é a síndrome pós-covid-19, relatada por pacientes curados camera Reprodução: Freepik

Pacientes recuperados de covid-19, podem adquirir a chamada "síndrome pós-Covid-19". É uma possível complicação do novo coronavírus que está surgindo em alguns pacientes que foram considerados curados da infecção. Ela já foi observada em outras infecções virais do passado, como a gripe espanhola ou a infecção provocada pelo Sars. Causa, principalmente, cansaço excessivo, que pode se manter por vários meses.

Existem pessoas curadas da doença que estão apresentando cansaço excessivo, dor muscular, ansiedade, sintomas depressivos e dificuldade para dormir, mesmo depois de terem o novo coronavírus eliminado do organismo, de acordo com alguns relatos.

Embora pouco se conheça sobre a síndrome pós-Covid-19, várias investigações estão sendo realizadas para entender quais podem ser os efeitos do novo coronavírus ao longo do tempo, mesmo após a cura da infecção.

Como a síndrome acontece

Apesar dessa condição não ter sido bem estudada, ainda não se conhece a causa exata para o seu aparecimento. Porém, como os sintomas aparecem mesmo depois que a pessoa é considerada curada, é possível que ela esteja sendo causada por uma alteração deixada pelo vírus no corpo.

Ela pode ser resultado da “tempestade” de substâncias inflamatórias que acontece durante a infecção. Conhecidas como citocinas, elas podem se acumular no sistema nervoso central e causar os sintomas característicos.

O que fazer para tratar a síndrome

Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento indicado, porém, e de acordo com o tratamento feito nas síndromes que surgiram após outras infecções virais do passado, como a Sars, é possível que os sintomas possam ser aliviados com sessões de massagem linfática para ajudar o corpo a eliminar o excesso de substâncias inflamatórias.

Além disso, poderá ainda ser necessário o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, para ajudar no tratamento da ansiedade, dos sintomas depressivos ou para ajudar a melhorar a qualidade do sono.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias