plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARANÁ

Polícia ambiental recolhe mais de 150 cobras encontradas em residência 

Um morador de Mandaguari, região noroeste do Paraná, entregou 153 cobras peçonhentas para a polícia ambiental e Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira (29). Técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá realizaram a operação de recolhimento na r

Imagem ilustrativa da notícia Polícia ambiental recolhe mais de 150 cobras encontradas em residência  camera As cobras, sendo 152 cascavéis e uma jararaca, eram mantidas em sigilo. | Reprodução

Um morador de Mandaguari, região noroeste do Paraná, entregou 153 cobras peçonhentas para a polícia ambiental e Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira (29). Técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá realizaram a operação de recolhimento na residência.

Em nota, a Polícia Militar do Paraná afirmou que a intenção do aposentado Dirley Bortolanza não era praticar maus-tratos, mas reforça que "a atividade de resgate não pode ser realizada sem a devida autorização, tampouco a manutenção de animais silvestres em cativeiro".

Polícia ambiental recolhe mais de 150 cobras encontradas em residência 
📷 |Divulgação/Polícia Ambiental

As cobras, sendo 152 cascavéis e uma jararaca, eram mantidas em sigilo. Segundo a polícia, como a entrega foi voluntária não há configuração de crime. "Quando acontece a entrega voluntária o cidadão não é enquadrado administrativa e nem criminalmente", explicou Luciano José Buski, capitão da 3ª Companhia da Polícia Ambiental.

Após divulgação pelo DOL, jovem com doença rara consegue cirurgia

"Ela gostava" diz homem de 32 anos que estuprou criança de 13

Além de recolher os animais, a polícia contou com o apoio de biólogos do Instituto Água e Terra, que explicaram para o morador o perigo em manter cobras peçonhentas em casa. "Elas têm capacidade de inocular veneno e representam risco em acidentes pela picada. O veneno ocasiona diversos sintomas e pode matar caso não haja tratamento adequado."

De acordo Antonio Carlos Moreto, chefe regional do Instituto, os técnicos fizeram as devidas orientações para que não haja mais ações deste tipo. Agora os animais serão encaminhados para instituições parceiras em pesquisa e produção de soros antipeçonhentos, como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI).

Vale lembrar que cobras peçonhentas só podem ser criadas para fins comerciais no caso de instituições com objetivo de pesquisa e produção de soro, ou com intuito de conservação, ou seja, quando o animal não pode voltar à natureza, segundo o Instituto Água e Terra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias