plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Bactérias do intestino podem imunizar organismo contra a Chikungunya

Uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Chikungunya é bastante comum no Brasil. A maioria dos pacientes infectados com a doença ão desenvolvem sintomas, mas de 10 a 30% podem ter artrite debilitante que persiste por meses ou anos.Segun

Imagem ilustrativa da notícia Bactérias do intestino podem imunizar organismo contra a Chikungunya camera Cerca de metade dos pacientes com a doença são assintomáticos, e microbiota intestinal parece ser responsável pelo controle do vírus | Reprodução

Uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Chikungunya é bastante comum no Brasil. A maioria dos pacientes infectados com a doença ão desenvolvem sintomas, mas de 10 a 30% podem ter artrite debilitante que persiste por meses ou anos.

Segundo uma pesquisa publicada nesta terça (14), no jornal Cell, as bactérias do intestino têm tudo a ver com a diferença entre o quadro assintomático e o grave. Estudos feitos em ratos, descobriu que microbiotas com falhas são menos capazes de controlar a infecção, e alimentar os animais com algumas bactérias específicas é suficiente para aumentar a resposta imunológica e reduzir os níveis do vírus da Chikungunya no sangue.

Vacina de empresa americana contra Covid funciona em 1º teste com humanos

Cientistas usam plantas amazônicas em pesquisa contra a covid-19

“Em muitas doenças virais, apenas uma parte das pessoas infectadas apresenta sintomas, e não entendemos direito o porquê. Algumas situações que acontecem durante a vida do paciente podem modelar o seu sistema imunológico e influenciar a capacidade de controlar a infecção no começo e ter sintomas mínimos”, explica Michael S. Diamond, responsável pelo estudo e professor da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para o especialista, os ratos com um microbioma não-saudável ficaram mais doentes e os mosquitos que os picaram tinham mais chance de serem infectados com o vírus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias