plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Cientistas usam plantas amazônicas em pesquisa contra a covid-19

Em todo o mundo, cientistas trabalham pela descoberta de medicamentos que possam ajudar no tratamento contra o novo coronavírus, ou até mesmo, atuar de forma preventiva.No Brasil, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Feder

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas usam plantas amazônicas em pesquisa contra a covid-19 camera Os pesquisadores preferem não divulgar quais plantas estão sendo estudadas para que não haja uma corrida em busca da substância antes dos testes conclusivos. | Reprodução

Em todo o mundo, cientistas trabalham pela descoberta de medicamentos que possam ajudar no tratamento contra o novo coronavírus, ou até mesmo, atuar de forma preventiva.

No Brasil, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), estão desenvolvendo estudos sobre a atuação de produtos naturais contra o vírus. A pesquisa utiliza substâncias da flora amazônica.

Universidade Federal investiga "potencial do mastruz" contra Covid-19

De acordo com os especialistas, inicialmente, com modelagens computacionais, em que, por meio de um banco de dados, selecionam substâncias já conhecidas que poderiam atuar na inibição da doença. Por essa modelagem, alguns compostos naturais foram capazes de impedir o contágio e a replicação do coronavírus.

Ainda segundo eles, três classes químicas de substâncias tiveram resultados mais promissores, como flavonoides, terpenoides e esteroides. Mas é preciso cautela, no entanto, os cientistas preferem não divulgar quais plantas estão sendo estudadas para que não haja uma corrida em busca da substância antes dos testes conclusivos.

Ação distribui frutas e hortaliças para famílias de Marapanim

A pesquisadora Ananda Antônio, disse que a equipe está otimista com o avanço e com os resultados dos estudos obtidos até o momento. Ela reforça ainda que o uso de plantas medicinais é muito difundido em todo o mundo, mas no caso da covid-19, por se tratar de uma doença nova, não é seguro utilizar qualquer medicação ou tratamento sem o devido respaldo científico. O uso indevido pode gerar intoxicação e efeitos colaterais que agravem o estado do paciente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias