plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PLÁGIOS E TÍTULOS

Já vai sair? Entenda as incoerências no currículo do novo ministro da educação

O novo ministro da Educação Carlos Decotelli da Silva, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, já vem carregado de polêmicas sobre supostos plágios em sua tese de mestrado e sobre possuir ou não os títulos de doutor e pós-doutor.Reitor diz que ministro

Imagem ilustrativa da notícia Já vai sair? Entenda as incoerências no currículo do novo ministro da educação camera Novo ministro da Educação de Bolsonaro, Decotelli dá versão sobre currículo. | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O novo ministro da Educação Carlos Decotelli da Silva, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, já vem carregado de polêmicas sobre supostos plágios em sua tese de mestrado e sobre possuir ou não os títulos de doutor e pós-doutor.

A pose de Decotelli, segundo o Planalto, inicialmente foi marcada para hoje (30), mas adiada posteriormente, sem data prevista.

CURRÍCULO INCOERENTE

- Mestrado

Quanto a dissertação de mestrado, Decotelli disse que não houve plágio. A justificativa, segundo ele, é que pode ter havido uma ‘distração’ em meio à quantidade de livros lidos à época.

“É possível haver distração? Sim, senhora. Hoje se tem softwartes para verificar se houve inconsistência. Naquela época não. Não houve plágio. Plagio é quando se faz Ctr+C, Ctrl V’, disse ele.

- Doutorado

Sobre a conclusão ou não do doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, Decotelli afirmou que cursou e foi aprovado em todas as matérias necessárias, tendo participado, inclusive da cerimônia de formatura.

O novo ministro disse ainda, que sua tese não foi acolhida na primeira apresentação, pois estava “muito profunda” e precisaria de adequações. Ainda de acordo com Decotelli, por “dificuldades financeiras pessoais”, não retornou à Argentina para defender a tese.

- Pós-doutorado

Já sobre o pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, Decotelli afirmou que “a pesquisa foi concluída” e que ele tem a comprovação de que o trabalho foi registrado em um “cartório acadêmico”.

A Universidade de Wuppertal se manifestou e através de nota disse que Decotelli "não adquiriu nenhum título em nossa universidade".

A Universidade alemã acrescentou ainda, que "não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil”.

Segundo o comunicado, Decotelli frequentou a Universidade durante três meses, para a realização de uma pesquisa. Durante os estudos, ele ocupou a cadeira da professora Dra. Brigitte Wolf que, até 2017, lecionava teoria do design, com foco em metodologia, planejamento e estratégia, e agora é emérita (título conferido professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica).

Após as polêmicas, Bolsonaro se pronunciou sobre as inadequações curriculares do novo ministro. Veja:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias