plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (22)

Mesmo com o anúncio de adiamento das provas por causa do coronavírus, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 encerram à meia-noite de hoje (22). Segundo o Ministério da Educação, o certame deve ser adiado de 30 a 60 dias. A medida

Imagem ilustrativa da notícia Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (22) camera Governo Federal estuda fazer a prova do Enem em apenas um dia, com menos questões | Wagner Santana/Diário do Pará

Mesmo com o anúncio de adiamento das provas por causa do coronavírus, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 encerram à meia-noite de hoje (22). Segundo o Ministério da Educação, o certame deve ser adiado de 30 a 60 dias. A medida se deu em virtude da pressão da sociedade civil que vem apontando que o calendário escolar está prejudicado por causa da pandemia de Covid-19. Além disso, a decisão do MEC aconteceu um dia antes da votação do projeto de lei nº 2623/2020, na Câmara dos Deputados, que determina o adiamento.

Até ontem (21), 4,3 milhões de estudantes tinham feito o cadastro para o Enem em todo o Brasil. Nos próximos dias, o MEC fará uma consulta a todos os estudantes inscritos para saber se as provas serão aplicadas em dezembro deste ano ou em janeiro de 2021. Depois da consulta o ministério irá divulgar quais serão as novas datas das provas. “O MEC foi pressionado e incorporou uma decisão que já era unânime”, pontuou Reginaldo Martins, diretor do Sistema Educacional Acrópole. “Este tema mobilizou toda a sociedade”, frisou. Ele pontuou que a rede privada de escolas recebeu com alívio o anúncio. “É importante lembrar que se a preparação dos alunos já é desigual em todo o Brasil. Em um ano em que enfrentamos uma pandemia isso é muito mais nítido. Nunca tínhamos vivido algo parecido na história recente da humanidade”, pontuou Reginaldo.

O diretor acredita que janeiro de 2021 seria o prazo ideal para que o Enem seja realizado. “Será mais vantagem para os alunos”, reiterou. O Sistema Educacional Acrópole foi uma das primeiras escolas particulares a suspender as aulas presenciais quando o coronavírus chegou ao Pará.

A unidade mantém uma plataforma digital que permite que os alunos continuem tendo aulas on-line, mas tendo conteúdo disponível dia e noite. “Eles têm a escola 24 horas por dia disponível nesse sistema. Este projeto nos deixou mais próximo dos alunos, principalmente os do 3º ano do Ensino Médio, que estão em fase de preparação para o Enem”, disse Reginaldo Martins. “Eles mantêm uma carga horária de aula e, inclusive, fomos a única escola de Belém a realizar um ‘simulado on-line’ aos moldes do Enem”, reiterou sobre a preparação que o Acrópole tem oferecido.

REALIDADES

O professor de Língua Portuguesa, Walker Moreira, que dá aula tanto na rede pública quanto privada, também declarou que recebeu com alívio a notícia de adiamento do Enem 2020. “São duas realidades, duas visões distintas sobre essa situação. O conteúdo do Enem é extenso e as aulas remotas (adotadas pela rede particular de Ensino) não contribuem 100% com o desempenho dos estudantes, embora continuem recebendo conteúdo”, disse.

“Os alunos da rede pública estão numa situação delicada. Por mais que se oferecesse aulas on-line, nem todos tem acesso a internet de qualidade. Muitos não têm impressoras para imprimir os cadernos de questões e fazer fichamentos. Ficam limitados a tela do celular”, pontuou Walker, que acrescentou que a rede pública terá um curto espaço de tempo para trabalhar todo o conteúdo da prova. “Em se tratando de Enem, o maior foco dos professores é trabalhar em como os alunos poderão resolver os problemas (questões). Videoaula não permite essa interação com os alunos”, finalizou.

Enem pode ser reduzido a um dia por causa da pandemia

SERVIÇO INSCRIÇÕES ENEM

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal, através do site.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes já estão inscritos. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Para o Enem Digital não há mais vagas. As 101,1 mil vagas oferecidas se esgotaram desde a semana passada. Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias