plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
A CAUSA E OS EFEITOS

Número de ações trabalhistas cresceu mais de 600% na pandemia

O número de ações trabalhistas na Justiça relacionadas direta ou indiretamente à pandemia de covid-19 cresceu mais de seis vezes desde o dia 1º de abril. Em 30 dias, esses casos já representam mais de 20% dos processos distribuídos na Justiça do Trabalho.

Imagem ilustrativa da notícia Número de ações trabalhistas cresceu mais de 600% na pandemia camera Reprodução

O número de ações trabalhistas na Justiça relacionadas direta ou indiretamente à pandemia de covid-19 cresceu mais de seis vezes desde o dia 1º de abril. Em 30 dias, esses casos já representam mais de 20% dos processos distribuídos na Justiça do Trabalho.

As ações incluem questões relativas a demissões geradas em decorrência da pandemia, por exemplo, com problemas em relação ao pagamento de aviso prévio, multa de 40% do Fundo de Garantia (FGTS), verbas rescisórias, e décimo terceiro e férias proporcionais, entre outros.

Os dados são do “Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho”, uma ferramenta criada em uma parceria da instituição de educação FintedLab e da startup especializada na organização de dados da área trabalhista Datalawyer Insights, com o site Consultor Jurídico.

No dia 1º de abril foram registrados 2.603 processos trabalhistas relacionados, de alguma forma, com a pandemia. No dia 19 de maio eram 19.356, um crescimento de 643%.

O relatório serve como termômetro para identificar também os setores mais atingidos financeiramente com a pandemia. Entre aqueles com mais processos trabalhistas estão a indústria de transformação (com destaque para o setor de fabricação de calçados), atividades financeiras e de seguros, comércio e reparação de veículos, e transporte rodoviário de passageiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias