plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VISITAS

Pacientes do HC recebem visitas virtuiais por conta do isolamento

O aposentado Luis Guilherme Santos, de 61 anos, estava preparado para comemorar mais um Dia das Mães em família (10), mas uma dor nas costas interrompeu o domingo festivo. Depois de ser levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele foi

O aposentado Luis Guilherme Santos, de 61 anos, estava preparado para comemorar mais um Dia das Mães em família (10), mas uma dor nas costas interrompeu o domingo festivo. Depois de ser levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele foi diagnosticado com princípio de infarto, “seu” Guilherme, como é conhecido pelos amigos, foi transferido para a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV).

O aposentado foi submetido a um cateterismo - procedimento realizado por meio da inserção de catéteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X, para desobstrução de artérias.

Tecnologia aproxima famílias em dia especial no Abelardo Santos

O êxito do procedimento, entretanto, veio acompanhado do diagnóstico de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Isso fez com que a internação do “seu” Guilherme fosse em regime de isolamento, no caso, sem acompanhante, ou visita em horário estipulado. As visitas foram suspensas por medidas restritivas no intuito de garantir a proteção dos profissionais de saúde e pacientes internados no hospital.

O isolamento dos parentes tem sido um agravante no tratamento dos pacientes em recuperação dos efeitos do novo coronavírus. Segundo a psicóloga Teresa Rocha, que atende no HC, as pessoas hospitalizadas apresentam várias formas de sentimentos quando estão nessa situação. “Eles são acometidos de um adoecimento que gera muitos tipos de lutos. O primeiro, refere à perda da própria saúde para uma doença com repercussões incertas; o segundo diz respeito à morte de parentes e amigos de forma inesperada; e a terceira refere-se à perda de projetos e da incerteza diante da vida”, explica a psicóloga.

Para minimizar esse quadro de angústia dos pacientes, a direção da FHCGV resolveu disponibilizar uma forma segura de comunicação entre as pessoas isoladas e seus familiares. Para tanto, disponibilizou tablets paras a realização de vídeochamadas. Os aparelhos, três no total, são utilizados na UTI adulto e nas enfermarias onde não há possibilidade de visitas por conta do risco de contaminação. Numa das enfermarias, os 36 pacientes internados podem utilizar os aparelhos em dois turnos, pela manhã e à tarde.

A iniciativa foi aprovada com grande satisfação tanto pelos pacientes quanto por seus familiares. “Com o uso dessa tecnologia foi possível promover as trocas de carinho, as quais são realizadas com muita intensidade, sem nenhum tipo de pudor afetivo. Confesso que nunca ouvi tanto ‘eu te amo’, muitos disseram que não lembravam mais do dia em que falaram que amavam os filhos ou a esposa”, relembra a psicóloga.

Pacientes do HC recebem visitas virtuiais por conta do isolamento
📷 |

Na sua primeiro vídeochamada, “seu” Guilherme pode diminuir a saudade de toda a família, especialmente de sua esposa. “Que bom te ver, minha velha”, foi a saudação do aposentado, que também colocou em dia alguns negócios pendentes com um dos filhos. Ele também abriu mão de ter qualquer tipo de acompanhante, mesmo tendo direito por conta da idade. “Eu prefiro que ninguém venha até o hospital. Não quero que ninguém corra risco por causa do contágio”, foi a resposta à equipe.

Na UTI, onde os pacientes estão em condições físicas mais graves, alguns sem poder falar, a visão, o contato com familiares pela vídeochamada representa um alento, e um fator mais para contribuir na recuperação. “Foram vários depoimentos marcantes, os temas mais falados referiam à sensação de abandono, desamparo, insegurança e medo da morte”, declara a psicóloga.sicóloga.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias