plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEDICAMENTO

Novo protocolo da cloroquina cita 76 fontes, mas não é assinado por médicos

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) novo protocolo para uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada por coronavírus. Agora, a droga pode ser utilizada na fase inicial da infecção.Quem é de direita toma cloroquina, quem é

Imagem ilustrativa da notícia Novo protocolo da cloroquina cita 76 fontes, mas não é assinado por médicos camera Reprodução: Freepik

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) novo protocolo para uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada por coronavírus. Agora, a droga pode ser utilizada na fase inicial da infecção.

Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína, diz Bolsonaro

No entanto, o documento divulgado nos canais oficiais do governo federal não é assinado por nenhum médico. texto faz ressalvas para a falta de comprovação científica na eficácia do composto no tratamento e cita 76 referências bibliográficas.

Em decorrência da mudança no protocolo, houve a demissão de dois titulares do Ministério da Saúde: o médico ortopedista Luiz Henrique Mandetta e o oncologista Nelson Teich. Atualmente, a pasta é comandada interinamente pelo general Eduardo Pazuello.

O protocolo prevê o uso do medicamento para pacientes com sintomas leves, bem como crianças, gestantes e mulheres que tiveram filhos recentemente.

O documento tem como embasamento fontes como o Conselho Federal de Medicina (CFM), estudos próprios do Ministério da Saúde, a Agência Europeia de Medicina, reportagens publicadas em sites, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Israelita Albert Einstein e artigos científicos.

Em um parecer de 23 de abril, o CFM não recomendou o uso da cloroquina, mas decidiu liberar os médicos a receitarem o remédio em três casos específicos. Quando o paciente estiver em estado crítico ou internado em terapia intensiva ou com lesão pulmonar estabelecida.

Diversas pesquisas em todo o mundo apontam que a droga não tem eficácia para o tratamento. Ao contrário, afirmam que há efeitos colaterais graves que podem elevar as chances de morte do paciente, com o aumento de complicações cardíacas.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) declarou que o uso da cloroquina contra a Covid-19 é “perigoso, pois tomou aspecto político inesperado”. Para a entidade, a mudança do protocolo está no caminho inverso da ciência.

“A escolha desta terapia, ou mesmo a conotação que a Covid-19 é uma doença de fácil tratamento, vem na contramão de toda a experiência mundial e científica com esta pandemia. Este posicionamento não apenas carece de evidência científica, além de ser perigoso, pois tomou um aspecto político inesperado”, destaca, em nota.

Ressalvas

A mudança ocorreu após pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o uso em larga escala. Dois ex-ministros da Saúde pediram demissão por discordarem do protocolo. E Ministério da Saúde fez ressalvas técnicas de que, na prática, a droga não tem eficácia comprovada.

A observação da pasta alerta para efeitos colaterais, falta de comprovação científica de eficácia e regras para prescrição médica. Além disso, o paciente deve autorizar o uso e assumir os riscos derivados do tratamento.

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o benefício inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19″, destaca trecho da nota técnica.

Por consequência disso, a responsabilidade para a escolha do remédio deve ser pensada e negociada entre médico e paciente. “Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, conforme modelo anexo”, conclui.

Além da ressalva técnica, a defesa do protocolo frisa a mesma tendência: “Até o momento, não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a Covid-19”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias