plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Bolsonaro pode alterar hoje protocolo de uso da cloroquina

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (15) que pretende mudar ainda hoje o protocolo de uso da cloroquina adotado no sistema de saúde. Nos últimos dias, o presidente já havia comentado sobre a mudança e a declaração veio após apoiadores o

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro pode alterar hoje protocolo de uso da cloroquina camera A declaração veio após apoiadores o questionarem sobre o assunto no Palácio da Alvorada. | BartekSzewczyk/Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (15) que pretende mudar ainda hoje o protocolo de uso da cloroquina adotado no sistema de saúde. Nos últimos dias, o presidente já havia comentado sobre a mudança e a declaração veio após apoiadores o questionarem sobre o assunto no Palácio da Alvorada.

Atualmente, a recomendação é que medicamento seja usado apenas no tratamento de pacientes em casos graves da covid-19. A indicação foi publicada na gestão do ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, em protocolo do Ministério da Saúde.

Entretanto Bolsonaro argumentou que "é direito do paciente" decidir sobre o seu tratamento. Mesmo o medicamento ainda não tendo eficácia comprovada contra a covid-19.

O Conselho Federal de Medicina publicou nota onde permite a prescrição do medicamento mesmo em casos leves da doença, mas alertando para os riscos.

"O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina diz que pode usar desde o começo", afirmou. "O médico na ponta da linha é escravo do protocolo. Se ele usa algo diferente do que está ali e o paciente tem alguma complicação, ele pode ser processado", explicou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias