plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CELEBRAÇÃO

Hoje é dia de Santa Corona, padroeira da resistência às epidemias

Os católicos celebram nesta quinta-feira (14), o dia de Santa Corona, a intercessora contra doenças infeciosas. Diante da pandemia do novo coronavírus, fieis aproveitaram a semelhança entre os nomes dela e da doença para pedir proteção e ela acabou ganhan

Imagem ilustrativa da notícia Hoje é dia de Santa Corona, padroeira da resistência às epidemias camera Imagem: Picture Alliance/DPA via Getty Images

Os católicos celebram nesta quinta-feira (14), o dia de Santa Corona, a intercessora contra doenças infeciosas. Diante da pandemia do novo coronavírus, fieis aproveitaram a semelhança entre os nomes dela e da doença para pedir proteção e ela acabou ganhando uma nova atribuição.

De acordo com o histórico sobre a santa, acredita-se que Corona tinha apenas 16 anos quando foi morta pelos romanos por professar a fé cristã. Segundo a lenda, a jovem sofreu uma morte cruel. Ela foi amarrada a duas árvores dobradas e depois rasgada quando os troncos foram soltos. A santa teria vivido na Síria no século II depois de Cristo.

"Essa é uma história muito horrível e a levou a se tornar a patrona dos lenhadores", disse Brigitte Falk, chefe da Câmara do Tesouro da Catedral de Aachen, acrescentando que há chance que ela também se tornasse uma padroeira por resistir às epidemias.

No mês de março, a Catedral de Aachen, na Alemanha, retirou de seu cofre as relíquias da santa para uma exibição após a pandemia de covid-19.

As relíquias de Corona, levadas à catedral pelo rei Otto III em 997, foram mantidas em uma tumba sob uma laje da catedral - que ainda pode ser vista - até 1912, quando foram colocadas no santuário, com 93 centímetros de altura e pesando por volta de um quilo.

A catedral católica romana de Aachen, construída pelo imperador Carlos Magno no século IX, é uma das mais antigas da Europa. Carlos Magno foi enterrado lá, no ano de 814.

"Como muitos outros santos, Santa Corona pode ser uma fonte de esperança nestes tempos difíceis", disse Falk.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias