plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ENTREVISTA

Amazônia é um portão de vírus, alerta cientista que diz que próxima pandemia pode surgir no Brasil

O cientista David Lapola fez um alerta que deixou a comunidade científica estremecida: a próxima grande pandemia pode surgir no Brasil. “A Amazônia é um portão de vírus”, afirma o pesquisador, alertando para as taxas expressivas da devastação causada nos

Imagem ilustrativa da notícia Amazônia é um portão de vírus, alerta cientista que diz que próxima pandemia pode surgir no Brasil camera Segundo o cientista, a pandemia seria originada na Amazônia devido à devastação. | Valter Campanato/Agência Brasil

O cientista David Lapola fez um alerta que deixou a comunidade científica estremecida: a próxima grande pandemia pode surgir no Brasil. “A Amazônia é um portão de vírus”, afirma o pesquisador, alertando para as taxas expressivas da devastação causada nos últimos anos.

“Quando você gera desequilíbrio ecológico, você altera essas cadeias e nessa hora pode acontecer esse pulo do vírus [dos animais para os humanos]”, explica o cientista de 38 anos em entrevista à AFP.

Ele lembrou ainda outros vírus igualmente letais, como o HIV, o ebola e a dengue. “Foram todos vírus que acabaram surgindo ou se disseminando de uma maneira muito grande a partir de desequilíbrios ecológicos”.

Ele ressalta também que, apesar desse tipo de transmissão ser mais frequente no sul da Ásia e na África, onde se concentram determinadas famílias de morcegos, a preocupação com a Amazônica é grande devido a sua vasta biodiversidade, que ele chama de “o maior repositório de coronavírus do mundo”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias