plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Fique atento aos novos sintomas da Covid-19!

Dores lombares, desorientação, extremo cansaço e uma sinistra falta de oxigênio agora estão entre os sintomas da infecção pelo coronavírus. Novos e à primeira vista não relacionados, estes e outros distúrbios são capazes de enganar médicos - até mesmo qua

Imagem ilustrativa da notícia Fique atento aos novos sintomas da Covid-19! camera A doença tem se mostrado mais perigosa e diferente daquela que se imaginava há dois meses | Wagner Santana

Dores lombares, desorientação, extremo cansaço e uma sinistra falta de oxigênio agora estão entre os sintomas da infecção pelo coronavírus. Novos e à primeira vista não relacionados, estes e outros distúrbios são capazes de enganar médicos - até mesmo quando eles próprios adoecem. Dois meses após a detecção do primeiro caso de Covid 19 no Brasil, são manifestações de uma doença mais perigosa e diferente daquela que se imaginava.

A relação de sintomas de Covid-19 só tem feito crescer, mostra o “British Medical Journal”. Nas últimas semanas, sociedades médicas brasileiras e estrangeiras acrescentaram novas manifestações à doença, bem como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês).

Os primeiros sintomas detectados, como dificuldade para respirar, febre e tosse, permanecem. Mas entre as manifestações que se observam, além de perda total de olfato e paladar, estão os chamados “dedos de Covid” (dos pés, inchados e inflamados), conjuntivite, erupções na pele, toda sorte de dores musculares e articulares e sinais neurológicos, como perda de equilíbrio. Não foi o vírus que se alterou, mas a dimensão da pandemia. O fato de o coronavírus ter infectado milhões fez emergirem sintomas mais variados, reflexo do quadro maiscompleto da doença.

E o que se enfrenta “não é apenas uma pneumonia. É algo que nunca vimos antes”, disse à revista médica “Lancet” o cardiologista suíço Frank Ruschitzka, que trata de pacientes com Covid-19 no hospital da Universidade de Zurique. À frente de pesquisas sobre o tratamento da Covid-19 no Brasil, a pneumologista Patrícia Rocco, chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ, afirma que tudo mudou:

- Há dois meses, afirmaria que a Covid-19 era uma doença viral causadora de comprometimento respiratório, com casos graves marcados pela síndrome da angústia respiratória aguda [Sara]. Hoje, a vejo como uma doença viral de evolução completamente inesperada. Você se depara com sintomas estranhos e um grande comprometimento vascular.

Ela diz que o paciente com confirmação ou suspeita de Covid-19 deveria contar com uma série de exames para detectar alterações vasculares e inflamatórias, sejam de imagem, como tomografia, ou de sangue, onde se busca marcadores inflamatórios.

Patrícia Rocco investiga biomarcadores específicos, substâncias presentes no sangue que possam sinalizar risco de agravamento da Covid-19. “Hoje não temos um protocolo de avaliação rápida e isso custa vidas”, observa a pesquisadora. A infecção pelo coronavírus passou a ser associada à hipercoagulação, com formação de microtrombos e coágulos de trombose pelo corpo todo, inclusive no cérebro.

Uma hipótese para isso é que os receptores usados pelo coronavírus para invadir as células existem em muitos órgãos, principalmente nos vasos sanguíneos. As células que revestem os pulmões estão cheias desses receptores, mas eles também estão no intestino, nos rins e no coração, por exemplo.

- O que era vista como uma doença respiratória se mostrou uma síndrome preponderantemente vascular - frisa o hematologista e oncologista Daniel Tabak, da Academia Nacional de Medicina, que monitora a evolução da Covid-19 no Brasil.

São essas complicações vasculares, que têm sido associadas a AVCs e alterações cardíacas graves mesmo em pacientes jovens. - Como a Covid-19 provoca AVCs em jovens? Há muitas hipóteses. Mas a resposta honesta é: não sei! - frisa Patrícia Rocco.

A doença permanece uma fonte de incertezas e surpresas. Tabak diz que uma possível explicação para a dor lombar seria a presença de microtrombos e inflamação. Outra é que a dor seja sinal de uma pneumonia silenciosa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias