plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Imagens fortes! Amapá se prepara para colapso no sistema de saúde

O Amapá já se prepara para que o sistema de saúde estadual entre em colapso em poucas semanas em decorrência do Covid-19. A expectativa é que, até meados de maio, o estado tenha cerca de 2,7 mil casos confirmados da doença. Por enquanto, 1.941 casos sus

Imagem ilustrativa da notícia Imagens fortes! Amapá se prepara para colapso no sistema de saúde camera Reprodução

O Amapá já se prepara para que o sistema de saúde estadual entre em colapso em poucas semanas em decorrência do Covid-19. A expectativa é que, até meados de maio, o estado tenha cerca de 2,7 mil casos confirmados da doença. Por enquanto, 1.941 casos suspeitos ainda estão em análise laboratorial.

Uma reunião que ocorreu nesta quinta-feira (30), com a presença do Superintendente da Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, destacou alguns pontos de preocupação. A reunião virtual promovida pela comissão externa da Câmara dos Deputados analisou sugestões de ações contra o novo coronavírus. “A nossa avaliação de curva de crescimento se instaura numa maior quantidade daqui para a próxima semana”, revelou o superintendente.

Até ontem, o Amapá contabilizava 1.080 casos de Covid-19 e 34 mortes. O estado já tem a maior proporção de infectados por número de habitantes no País, mas não tem o maior índice de mortalidade, que é do Amazonas.

Imagens

Em imagens que circulam nas redes sociais já é possível ver alguns momentos de pânicos dos moradores do estado. Muitos moradores se desesperam ao lado de pessoas contaminadas em busca de atendimentos.

Escassez

O Amapá possui 49 leitos de UTI destinados à Covid, mas, segundo o secretário estadual de Saúde, João Bittencourt da Silva, a grande dificuldade é o abastecimento de medicamentos em um estado servido por poucos voos. Outra é a falta de profissionais da saúde.

“O nosso maior gargalo na montagem de equipe ainda é o profissional médico. Dentro de um centro de terapia intensiva, nós precisamos de um profissional com a expertise de terapia intensiva, tem de ser intensivista”.

Ainda segundo o secretário João Bittencourt da Silva, a Assembleia Legislativa do Amapá analisa a concessão de uma gratificação para intensivistas, para incentivá-los a trabalhar no estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias