plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COVID-19

A pandemia do novo coronavírus está afetando o sono das pessoas ao redor do mundo

Em decorrência do surgimento do novo coronavírus, a sociedade precisou mudar a rotina e adotar medidas para evitar o contágio como o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, esse isolamento tem causando preocupaçõ

Em decorrência do surgimento do novo coronavírus, a sociedade precisou mudar a rotina e adotar medidas para evitar o contágio como o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, esse isolamento tem causando preocupações diante da doença, estresse e afetando a qualidade do sono de muita gente.

Saúde mental: saiba organizar uma rotina produtiva em meio ao isolamento social

Segundo especialista, a ansiedade reflete tanto na qualidade do sono, quanto no tipo de sonhos que temos ao dormir. Outro fator que causa desconforto é o estresse, pois além de causar interrupções frequentes nos períodos de sono, pode fazer com que as pessoas tenham sonhos mais vívidos. Roxanne J Prichard, professora de neurociência e psicologia da Universidade St Thomas, nos Estados Unidos, disse que a causa desse fenômeno está relacionado com a adaptação evolutiva.

Dessa forma, os sonhos bizarros e as interrupções do sono seriam um modo do nosso organismo permanecer alerta em situações de perigo. "Você não gostaria de dormir por 10 horas se estivesse em uma zona ou área de guerra com um grande número de predadores noturnos", disse ela. Como nossos cérebros são bombardeados constantemente por notícias sobre a pandemia, nosso nível de estresse se eleva.

Problemas emocionais como angústia e a ansiedade também fazem com que seja difícil pegar no sono. Além disso, o estresse pode gerar um aumento na frequência dos pesadelos e nas vezes que acordamos durante a noite, segundo Prichard. Quando as pessoas acordam repetidamente na mesma noite, elas costumam se lembrar mais dos sonhos que estavam tendo, o que pode causar um impacto em seu estado mental no dia seguinte.

Recomendações

Para evitar um sono ruim, os neurologistas Milagros Merino, do comitê científico da Sociedade Espanhola do Sono e Diego Redolar, da Universitat Oberta de Catalunya, recomendam manter horários regulares e evitar jantares pesados. Além disso, eles sugerem que no período da tarde não sejam consumidos estimulantes como cafeína, tabaco e chocolate. Eles também salientam a importância de fazer exercícios (mas não no final do dia) e de nos mantermos longe de dispositivos eletrônicos antes de ir para a cama.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias