plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CORONAVÍRUS

Para controlar aglomerações, governo federal irá monitorar o seu celular; entenda

O Brasil oficialmente começará a fazer uso de dados de geolocalização (GPS) para estudar e tentar conter o coronavírus. As cinco principais operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo) confirmaram que passaram a fornecer dados sobre a posi

Imagem ilustrativa da notícia Para controlar aglomerações, governo federal irá monitorar o seu celular; entenda

O Brasil oficialmente começará a fazer uso de dados de geolocalização (GPS) para estudar e tentar conter o coronavírus. As cinco principais operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo) confirmaram que passaram a fornecer dados sobre a posição dos usuários ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para ser objeto de estudos e evitar aglomerações da população.

A medida foi anunciada na sexta-feira (27), em vídeo com o ministro Marcos Pontes, no Twitter do Ministério, mas logo em seguida foi apagado. Somente nesta última quinta-feira (2), as operadoras confirmaram que colaborariam com o governo. Por enquanto, ainda não há uma data para iniciar o monitoramento.

Confira abaixo o vídeo que foi excluído:

Segundo o Sinditelebrasil (sindicato das teles), os dados serão transferidos para uma nuvem pública de forma anonima. Ou seja, não será possível identificar qual é a pessoa que está se deslocando ou saindo de casa. A ideia é não infringir o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para assegurar a privacidade de cidadãos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias