plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
HIGIENE

Cocô transmite coronavírus? Saiba como limpar o banheiro de uma pessoa doente

Como já sabemos, a transmissão do novo coronavírus pode acontecer pelo contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada. Mas também pode acontecer através de contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirr

Imagem ilustrativa da notícia Cocô transmite coronavírus? Saiba como limpar o banheiro de uma pessoa doente camera Divulgação

Como já sabemos, a transmissão do novo coronavírus pode acontecer pelo contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada. Mas também pode acontecer através de contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, que podem contaminar as mãos e/ou superfícies.

Além desses meio, existe também uma forma secundária de transmissão, que é por meio das fezes. É o que aponta um estudo publicado em fevereiro pelo periódico JAMA. A pesquisa encontrou traços do novo coronavírus no cocô de alguns pacientes chineses. E apontou também, que esses pacientes tiveram diarreia e náusea um ou dois dias antes de terem febre e dificuldade respiratória.

De acordo com a infectologista Raquel Muarrek, da Rede D'Or e André Ricardo Ribas de Freitas, professor na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP), esse tipo de transmissão faria sentido. "Já sabemos que o vírus 'anda' pelo trato intestinal também, o que faz com que seja possível que ele seja eliminado pelas fezes", explica.

Layla Almeida, coordenadora médica da plataforma de telemedicina Conexa Saúde e médica da Clínica São Vicente da Gávea, no Rio de Janeiro, diz que é preciso ver se a carga viral presente nas fezes é suficiente para causar a infecção. A principal forma de contágio ainda é através de contato pessoal.

Como limpar o banheiro de uma pessoa doente?

É importante deixar a casa limpa para diminuir as chances de se contaminar também. A limpeza deve acontecer principalmente no banheiro, se o mesmo for compartilhado. E não é nada diferente do que você faria no dia a dia.

"As medidas básicas de higiene continuam valendo, ou seja, baixar a tampa do vaso ao dar descarga, por exemplo, continua sendo essencial para não disseminar qualquer tipo de doença", explica Muarrek.

Segundo o infectologista do Hospital Leforte, Ivan Marinho, todas as superfícies do banheiro devem ser limpas com álcool 70% e/ou água e sabão — da mesma forma que é feito a higiene das mãos.

A limpeza deve priorizar o vaso e a louça da privada, sempre após a utilização, e a pessoa que fez a limpeza precisa lavar as mãos sempre.

E o desinfetante, precisa ser usado após a limpeza? "Não necessariamente, mas não há contraindicação", afirmou o especialista.

No entanto, muitos especialistas recomendam que, sempre que possível, a pessoa doente fique confinada em um espaço sem que tenha contato com o restante dos moradores da casa e, de preferência, com um banheiro para uso exclusivo.

Produtos para higienizar ambientes e matar o coronavírus:

Água sanitária;

Desinfetantes em geral;

Limpadores multiuso com cloro;

Limpadores multiuso com álcool;

Álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%);

Detergente;

Sabão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias