plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTA OFICIAL

Presidência do Senado diz que Davi Alcolumbre contraiu coronavírus

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), 42, está com coronavírus, segundo nota oficial divulgada nesta quarta-feira (18). Na semana passada, seu primeiro exame havia dado negativo."Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos,

Imagem ilustrativa da notícia Presidência
do Senado diz que Davi Alcolumbre contraiu coronavírus camera Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), 42, está com coronavírus, segundo nota oficial divulgada nesta quarta-feira (18). Na semana passada, seu primeiro exame havia dado negativo.

"Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS", diz o texto enviado pelo Senado.

Na segunda-feira (16), Alcolumbre participou de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, outros cinco ministros da corte -Luiz Fux, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso-, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o advogado-geral da União, André Mendonça.

Ele havia feito o primeiro teste na noite de quinta-feira (12) porque havia tido contato, ao longo da semana, com mais de 20 ministros, parlamentares e assessores que estiveram com o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos, no início de março. Dezoito integrantes da comitiva já foram diagnosticados com a Covid-19.

Um deles era o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores, que também teve resultado positivo em seu exame. Trad havia participado de reunião em sala fechada com a maioria dos líderes partidários da Câmara e do Senado, além de Alcolumbre e do presidente da Câmara.

Também participaram os ministros Paulo Guedes (Economia), Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto (Banco Central).

Na quinta passada, Alcolumbre viajou para o Amazonas com seis senadores e 11 deputados, além de assessores -uma delas apresenta sintomas de um forte resfriado.

Também nesta quarta-feira, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, informou que o seu exame para coronavírus teve resultado positivo. Também foi diagnosticado com a doença o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O general da reserva, que participou da comitiva presidencial aos Estados Unidos e é um dos ministros mais próximos do presidente, tem 72 anos. Já Albuquerque tem 61. Por causa da idade, eles fazem parte do grupo de risco para a doença.

Nas redes sociais, Heleno disse que realizou o exame no HFA (Hospital das Forças Armadas), mas que ainda aguarda a contraprova realizada pela Fundação Oswaldo Cruz.

"Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao COVID-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas", disse.

Com a confirmação do diagnóstico dos ministros, subiu para 18 o número de integrantes da comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos a serem diagnosticados com a doença.

O primeiro exame feito por Heleno, na semana passada, tinha dado negativo, segundo a sua assessoria de imprensa. Como o coronavírus pode demorar para se manifestar, ele realizou um novo teste na terça-feira (17).

Naquele dia, Heleno teve três encontros com Bolsonaro, registrados na agenda oficial. Em nenhum deles ele usou máscara cirúrgica. Na manhã desta quarta-feira, a equipe de limpeza do Palácio do Planalto passou álcool nos gabinetes da pasta.

Na terça-feira, após realizar o segundo exame, o ministro deu entrevista à imprensa e disse que não é absolutamente tranquilizador não ter os sintomas da doença.

"Já houve gente que foi diagnosticada, porque isso depende muito da reação do seu organismo. Às vezes, seu organismo resiste a esse tipo de vírus sem ter grandes problemas", afirmou.

Albuquerque também já havia feito um primeiro exame, que deu negativo, mas todos que estiveram na missão seguem protocolo médico e estão realizando novas análises durante o período de incubação do vírus.

A confirmação de que ele estava com a doença foi feita por Bolsonaro durante entrevista coletiva com outros ministros nesta quarta -todos eles vestiam máscaras.

O presidente disse que a "luz amarela" do governo acendeu durante a operação de resgate de brasileiros isolados na cidade chinesa de Wuhan, o epicentro da Covid-19.

"A todos ministros foi determinado que começassem a se preocupar", disse. "Todos sabíamos que ele [vírus] chegaria", acrescentou.

"Começamos a nos preparar. Até que os primeiros casos começaram a aparecer no Brasil. Alguns achavam que a gente deveria suspender o Carnaval. Tivemos esses dias um governador que queria impedir as pessoas de ir a praia. Não só foi um fracasso como o número de pessoas nas praias aumentou", declarou, numa crítica velada ao governador do Rio, Wilson Witzel.

Nesta terça, porém, ele disse que havia histeria em relação à epidemia de coronavírus.

Bolsonaro realizou seu segundo teste para a doença na terça, que deu negativo como o primeiro.

Além de Albuquerque, Heleno e Trad, outras 15 pessoas que estiveram com o presidente em comitiva nos Estados Unidos foram diagnosticadas com a Covid-19.

A assessoria do deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) confirmou o diagnóstico do parlamentar nesta terça-feira. Freitas começou a apresentar sintomas no último fim de semana e permanecerá em quarentena em Brasília.

Na segunda-feira (16) já haviam sido diagnosticados o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, o secretário especial de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, e o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade.

O GSI havia informado no domingo (15) que quatro integrantes da equipe que serviu de apoio à viagem estão infectadas.

Também foram diagnosticados o publicitário Sérgio Lima, um empresário que não se identificou, o chefe da Secom, Fabio Wajngarten, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o diplomata Nestor Forster, a advogada Karina Kufa, o prefeito de Miami, Francis Suarez, e o número 2 da Secom, Samy Liberman.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias