plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA!

“Desafio da rasteira" pode causar lesões irreversíveis, diz Sociedade de Neurocirurgia

O “desafio da rasteira”, também conhecido como “quebra-crânio”, está viralizando cada vez mais nas redes sociais. Preocupado com a gravidade do problema, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu uma nota para alertar pais e educadores sobre a

Imagem ilustrativa da notícia “Desafio da rasteira" pode causar lesões irreversíveis, diz Sociedade de Neurocirurgia camera Reprodução

O “desafio da rasteira”, também conhecido como “quebra-crânio”, está viralizando cada vez mais nas redes sociais. Preocupado com a gravidade do problema, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu uma nota para alertar pais e educadores sobre a gravidade do caso, e afirma também que a “brincadeira” pode causar lesões irreversíveis.

"Desafio da rasteira": menina morre ao cair e bater a cabeça

“A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem, por meio deste, alertar aos #pais e #educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do #desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais. Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico - TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”, diz a nota.

A SBN diz ainda que “o que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela ‘brincadeira’ de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”.

A Sociedade de Neurocirurgia afirma, também, que é necessário agir para interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas vítimas.

“Acompanhar e informar/educar sobre a gravidade dos fatos, pode ser a primeira linha de ação”, finaliza a nota.

Os internautas apoiaram a divulgação e condenaram o "desafio da rasteira". "Lamentável q tem adulto fazendo essa brincadeira/crime", "Chega dá aflição assistir os vídeos. Não é possível que essas pessoas não se preocupem com a gravidade do caso", "Aqui em casa já conversei com meus filhos sobre esse desafio, para jamais fazerem isso com os colegas e, também, para não serem vítima", comentaram.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias