plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA

'Pequi' sem espinhos chegará no mercado em breve

Foram exatos 15 anos para que os cientistas chegarem a esse resultado. A muda, que está em fase de conclusão, será disponibilizada no mercado para venda em breve. Atualmente, os 1.500 pés de pequi sem espinhos são cultivados apenas na Estação Experimental

Imagem ilustrativa da notícia 'Pequi' sem espinhos chegará no mercado em breve camera Foram cerca de 15 anos para que os cientistas chegarem a esse resultado. | Reprodução/ Arquivo Pessoal

Foram exatos 15 anos para que os cientistas chegarem a esse resultado. A muda, que está em fase de conclusão, será disponibilizada no mercado para venda em breve. Atualmente, os 1.500 pés de pequi sem espinhos são cultivados apenas na Estação Experimental Nativas do Cerrado, instalada no Centro de Treinamento da Emater.

De acordo com o órgão, o trâmite legal para a comercialização da planta está em andamento e em breve todos terão acesso a fruta repaginada para todo o Brasil. O fruto é popular na culinária Nordestina.

Há 15 anos um agricultor da cidade de Cocalinho, Mato Grosso, percebeu que um de seus pés de pequi produziam o fruto sem espinhos. O produtor teve a ideia de reproduzir as mudas daquele pé. Sem sucesso, o agricultor então procurou a Emater e apresentou o fruto diferenciado.

A partir disso, o órgão dedicou uma equipe de cientistas a estudar uma forma de reproduzir as mudas do pequi sem espinhos.

Segundo, os especialistas, os estudos já estão em fase de conclusão e as mudas serão disponibilizadas no mercado depois de passarem pelo trâmite legal necessário, indo, em breve, parar na mesa dos apreciadores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias