plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLICIAIS ANTIFASCISMO

Desenhista que teve obra destruída será homenageado pela polícia

Após ter uma de suas obras destruídas pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), o desenhista Carlos Latuff será homenageado pela polícia.A charge causou revolta, principalmente nos pesselistas. Alguns consideravam uma afronta às instituições de segurança públ

Imagem ilustrativa da notícia Desenhista que teve obra destruída será homenageado pela polícia

Após ter uma de suas obras destruídas pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), o desenhista Carlos Latuff será homenageado pela polícia.

A charge causou revolta, principalmente nos pesselistas. Alguns consideravam uma afronta às instituições de segurança pública. O desenho trazia um jovem negro algemado e morto a tiros, vestido com a bandeira do Brasil, enquanto um policial se afastava com armas em punho.

Mas o desagravo veio da própria polícia. Latuff foi convidado para participar do II Congresso Nacional dos Policiais Antifascismo, que será realizado na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.

O delegado Orlando Zaccone, um dos organizadores do evento, revelou o motivo da homenagem ao colunista Chico Alves, do UOL. "Queremos rebater a fala do deputado do PSL e mostrar que a obra do Latuff não nos ofende. Nós, policiais antifascismo, entendemos que a charge contém uma crítica ao sistema de segurança operado pelo poder político e jurídico. Quem define a política de segurança não são os agentes, mas esse poder", disse.

Para Zaccone, o agente truculento também é uma vítima da sociedade. "Muitas vezes a definição dessa forma de atuar militarizada, esse genocídio da população negra, que é alvo da crítica do Latuff, também agride o próprio policial, que é jogado num ambiente muito cruel, em que expõe a própria vida", analisa o delegado. "Além disso, o fato de ele exercer funções letais faz com que fique em condição muito ruim na sua saúde mental. Ninguém fica bem no meio de uma guerra", explicou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias