plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NÃO SE CALE!

Maioria das denúncias ao Disque 100 são de crimes contra crianças e adolescentes

O número de denúncias recebidas pelo Disque 100 aumentou mais de 19% de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.De acordo com balanço divulgado esta semana pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram a

Imagem ilustrativa da notícia Maioria das denúncias ao Disque 100 são de crimes contra crianças e adolescentes

O número de denúncias recebidas pelo Disque 100 aumentou mais de 19% de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com balanço divulgado esta semana pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram atendidas mais de 125 mil pessoas no primeiro semestre de 2019.

O Disque 100 registra denúncias de crimes contra pessoas consideradas mais vulneráveis. A maior parte das ligações registradas pelo canal foi de crimes contra a criança e o adolescente, com mais de 45 mil denúncias.

Das violações registradas, o abuso e a exploração sexual foram as mais denunciadas. Na maior parte dos casos, as vítimas tinham entre quatro e onze anos de idade.

O número de denúncias de violações contra a pessoa idosa também foi alto, com mais de 21 mil ligações. Para este grupo, a maior parte dos casos foi de negligência em alimentação, em amparo e responsabilização e em limpeza e higiene.

Já os casos de violência contra pessoas com deficiência diminuíram quase 50%. Este ano o canal registrou cerca de seis mil casos. Das denúncias registradas, a maioria foi de negligência e violência física e psicológica.

Nos casos de violações contra pessoas em restrição de liberdade, como os presidiários, a ouvidoria registrou um aumento de mais de 27% em relação a 2018, com mais de duas mil denúncias. A violência institucional, a negligência e a violência física foram os casos mais denunciados.

Segundo o balanço, os casos de intolerância racial e contra pessoas LGBT foram os menos recorrentes. Com 198 e 513 denúncias respectivamente.

Por fim, a ouvidoria recebeu quase duas mil denúncias classificadas como “outras violações”. A categoria inclui crimes como violência policial, tortura, xenofobia, tráfico de pessoas e outras violações que não possuem público específico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias