plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VERDINHAS

BC abre caminho para pessoas físicas terem conta em dólar no país

O governo enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados com objetivo de diminuir os custos das empresas e reduzir a burocracia relacionada a operações cambiais. O texto pode abrir caminho para pessoas físicas terem contas em moeda estrangeira no paí

Imagem ilustrativa da notícia BC
abre caminho para pessoas físicas terem conta em dólar no país camera Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados com objetivo de diminuir os custos das empresas e reduzir a burocracia relacionada a operações cambiais. O texto pode abrir caminho para pessoas físicas terem contas em moeda estrangeira no país.

Hoje, só segmentos específicos podem ter contas em moeda estrangeira no país, como agentes autorizados a operar em câmbio, emissores de cartões de crédito de uso internacional, sociedades seguradoras e prestadores de serviços turísticos.

Com o projeto de lei, o BC (Banco Central) pode gradualmente expandir a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas serem titulares dessas contas.

Mas, de acordo com os técnicos da autoridade monetária, a liberação ainda demandaria uma regulação específica. "No futuro, sob certas circunstâncias, pode ser liberado", afirma o diretor de regulação do BC, Otávio Damaso.

Isac Costa, professor do Ibmec, diz que a criação das contas com moedas estrangeiras vai atender principalmente exportadores e investidores estrangeiros que queiram aplicar no Brasil.

No caso de pessoas físicas, as mais interessadas devem ser aquelas que têm parentes no exterior e precisam enviar ou receber dinheiro. "É mais uma conveniência para pessoas que detém recursos no exterior. Vai diminuir os custos desse tipo de operação", afirma.

Hoje, o envio de capital de um banco brasileiro para um estrangeiro demanda o cumprimento de um rito burocrático que exige prestação de informações como os dados do não residente e a finalidade da transação. Além disso, taxas bancárias (além do spread) oneram transação.

Para Damaso, no entanto, o principal objetivo do projeto é diminuir a burocracia e tornar mais moderno o arcabouço legal sobre o tema, hoje disperso em nove leis, uma medida provisória, cinco decretos, além de 95 artigos e dispositivos.

"O primeiro objetivo é a modernização da regulação cambial, pois temos dispositivos com caráter de lei em vigor desde 1920", afirmou.

De acordo com o BC, a proposta é uma etapa fundamental para viabilizar a conversibilidade do real, quando a moeda é capaz de liquidar transações financeiras livremente sem restrições ou dificuldades à compra e à venda.

De acordo com o BC, o necessário para a conversibilidade plena do real já está no projeto encaminhado aos parlamentares nesta segunda-feira. Mas, também nesse caso, será necessária uma regulamentação posterior.

Entre os pontos do texto, está também a liberação para que fintechs atuem de forma independente no mercado de câmbio.

Hoje, essas empresas precisam estar associadas a instituições financeiras tradicionais (como bancos e corretoras) para operar no mercado. Isso, no entanto, também demandará regulamentação específica.

Para o BC, entre os maiores beneficiados com o projeto de lei estão os exportadores. O projeto libera empréstimos de recursos para subsidiárias no exterior ou ainda para terceiros fora do país.

A previsão é de um corte significativo nos custos com as operações cambiais, embora não haja uma estimativa oficial do quanto seria a redução.

Bancos centrais estrangeiros também poderão abrir contas em reais no Brasil com o projeto.

De acordo com os técnicos do BC, existia uma demanda dessas instituições para que elas possam abrir contas e aplicar em títulos brasileiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias