plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
FEIRA DENUNCIA CENSURA

Prefeito Crivella manda recolher HQ de Vingadores por imagem de beijo gay

Uma equipe da Prefeitura do Rio de Janeiro chegou à Bienal do Livro por volta do meio-dia desta sexta-feira (6). Os fiscais estavam acompanhados pelo subsecretário de operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o coronel Wolney Dias, que é ex-coma

Imagem ilustrativa da notícia Prefeito Crivella manda recolher HQ de Vingadores por imagem de beijo gay camera Reprodução

Uma equipe da Prefeitura do Rio de Janeiro chegou à Bienal do Livro por volta do meio-dia desta sexta-feira (6). Os fiscais estavam acompanhados pelo subsecretário de operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o coronel Wolney Dias, que é ex-comandante da Polícia Militar.

Assim que chegaram ao evento, o grupo se reuniu por cerca de dez minutos para discutir como evitar acidentes com as crianças e adolescentes presentes. Por volta de 12h20, a equipe de fiscais se dividiu pela feira para visitar os estandes.

O caso acontece depois de o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciar que censuraria a HQ "Vingadores - A Cruzada das Crianças", em seu Twitter na noite de quinta (5).

Segundo Dias, o objetivo da visita é verificar a denúncia de que livros impróprios para menores de idade estão sendo vendidos na Bienal.

"Não é censura. Estamos cumprindo uma recomendação da Procuradoria Geral do Município", disse Dias a jornalistas quando chegou aos pavilhões do Rio Centro, onde a Bienal acontece até domingo (8).

Essa é a primeira vez que uma fiscalização do tipo ocorre na história da Bienal do Livro.

Crivella publicou em suas redes sociais que mandou recolher exemplares do gibi porque eles trariam "conteúdo sexual para menores". Na história, dois personagens gays aparecem se beijando.

Na noite de quinta, a Bienal afirmou que recebeu uma notificação extrajudicial da prefeitura na qual não é pedido o recolhimento dos exemplares de "Vingadores - A Cruzada das Crianças", mas que os livros fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas impróprios para menores de idade. ​


Quando a feira abriu às 9h desta sexta-feira (6), as HQs já não podiam ser encontradas no estande da Panini, que publicou a história em parceria com a editora Salvat há dois anos. O livro está indisponível também no site da Salvat.

Em outros estandes da Bienal que vendem gibis e HQs, o título também sumiu. Oficialmente, os expositores afirmam que a história foi toda vendida e os exemplares acabaram se esgotando.

Vingadores – A cruzada das crianças

Sem querer se identificar, funcionários ouvidos pela reportagem disseram que foram orientados a recolher títulos com temática LGBT ou que possam gerar polêmicas por causa da fiscalização da prefeitura.

Resposta da Bienal do Livro

Em comunicado oficial, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro respondeu ao veto do prefeito, repudiando a decisão, reafirmando sua pluralidade e dizendo que não ia retirar o livro do evento. Leia abaixo.

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+.

A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

(Folhapress e Universo HQ)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias