plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SETEMBRO AMARELO

Cartilha gratuita informa e ajuda na prevenção do suicídio; conheça!

Uma das principais mensagens transmitidas pela campanha do Setembro Amarelo é que a informação e o conhecimento sobre a depressão é uma poderosa arma contra o agravamento da doença e contra situações que levem ao suicídio. Por isso, Associação Brasileira

Imagem ilustrativa da notícia Cartilha gratuita informa e ajuda na prevenção do suicídio; conheça! camera Divulgação

Uma das principais mensagens transmitidas pela campanha do Setembro Amarelo é que a informação e o conhecimento sobre a depressão é uma poderosa arma contra o agravamento da doença e contra situações que levem ao suicídio. Por isso, Associação Brasileira de Psiquiatria possui uma cartilha que versa unicamente sobre o tema.

Prevenção ao suicídio marca campanha do 'Setembro Amarelo'; conheça a causa

A publicação se chama “Suicídio: Informando para prevenir” e está disponível gratuitamente na página do Centro de Valorização da Vida. Ela aborda tópicos como “Fatores de risco e de proteção: como identificar o paciente suicida?” e “Mitos sobre o comportamento suicida”.


LOCAIS PARA AUXÍLIO PROFISSIONAL

Amigos ou parentes de uma pessoa que apresenta os sintomas da depressão devem sempre acompanhar o paciente durante todo o processo até que ele consiga ajuda profissional.

Um dos principais canais de comunicação para a prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat. O serviço funciona durante 24 horas, todos os dias. O número para falar com o serviço é o 188.

Além do CVV, o paciente, familiares e amigos podem buscar auxílio gratuito nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps). Nesses espaços, como explica a psicóloga, o paciente “terá à disposição todos os profissionais - psiquiatra, psicólogo terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, dentre outros”.

De acordo com a Agência Belém, existem nove CAPS na capital paraense, sendo que cinco são de gestão estadual e quatro de gestão municipal. Os do município são a Casa de Saúde Mental da Criança e do Adolescente (CAPSI), a Casa de Saúde Mental do Adulto, a Casa Mental Álcool e Drogas e a Casa Mental Mosqueiro.

Veja os endereços dos CAPS municipais:

Casa de Saúde Mental da Criança e do Adolescente (CAPSI) - Avenida Duque de Caxias, 945- Marco.

Casa de Saúde Mental do Adulto - Avenida José Bonifácio, 930- São Brás.

Casa Mental Álcool e Drogas - Avenida Gov. José Malcher, 1457 - Nazaré.

Casa Mental Mosqueiro - Rua 15 de Novembro, 551 Vila- Mosqueiro.

Já o Governo do Estado oferece, em Belém, atendimento em centros de apoio em bairros como Marambaia, Marco, Cremação e Pedreira. A lista dos locais pode ser acessada no site do Secretaria de Estado de Saúde.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias