Em meio à pandemia do novo coronavírus, alguns pais e mães acabaram cancelando a matrícula dos filhos, principalmente os que estão na fase da educação infantil, período em que pode ser mais difícil manter as atividades fora de casa.
A incerteza de quando as aulas serão retomadas, a perda de renda familiar ou até mesmo a dificuldade de ajustar a "nova rotina" da família estão entre os principais motivos para tirar os filhos da escola.
Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), no Brasil, por lei (Lei 12.796/2013), a matrícula é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade. Para cancelar a matrícula em uma escola, o responsável precisa apresentar uma comprovação de que está fazendo a matrícula em outra instituição. Caso isso não seja feito, a escola poderá acionar o conselho tutelar.
E, como lidar com as crianças fora da escola, em meio ao isolamento indicado para quem pode ficar em casa? O que os pais podem fazer para suprir a carência do ensino regular?
No BABY DOL dessa semana, Andreia Moraes, fundadora da Pingoteca (negócio de soluções recreativas para crianças), explica como estimular o aprendizado dos filhos e desenvolver em casa, habilidades emocionais e sociais que estão fora do currículo escolar.
Assista:
Veja também:
Reportagem: Andressa Ferreira (@maedobenicio_)
Edição: Fabiana Batista
Multimídia: Emerson Coe