plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DIVERSÃO

BABY DOL traz dicas de brincadeiras para crianças nas férias

Julho está na porta e muitas crianças já estão de férias. De um lado, a molecada impaciente e cheia de energia dentro casa. Do outro, pais desesperados com dificuldades de conseguir gerenciar o tempo dos filhos, seja por causa do trabalho ou por conta

Imagem ilustrativa da notícia BABY DOL traz dicas de brincadeiras para crianças nas férias camera Terapeutas ocupacionais trazem opções de brincadeiras para a criançada nas férias. | Gabriel Caldas/DOL

Julho está na porta e muitas crianças já estão de férias. De um lado, a molecada impaciente e cheia de energia dentro casa. Do outro, pais desesperados com dificuldades de conseguir gerenciar o tempo dos filhos, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres.

BABY DOL: Diário Online lança matérias especiais sobre maternidade

Pensando nisso, o BABY DOL separou algumas dicas para que os pequenos possam aproveitar esse período com muitas brincadeiras e diversão.

Segundo as terapeutas ocupacionais, Paloma Mendes e Jaqueline Rodrigues, o primeiro passo para que os dias possam ser produtivos é garantir um planejamento, criando uma rotina mesmo nas férias.

E-BOOKPLANEJAMENTO

Outra dica das especialistas é envolver a criança no planejamento das férias, seja em casa ou fora.

“São muitas possibilidades que os pais podem planejar para as crianças explorarem essas brincadeiras. É um brincar não só com o brinquedo industrializado, mas um brincar mais aberto, menos estruturado, faz com que a criança também tenha registros na memória corporal e afetiva”, explica Paloma.

BRINQUEDOS E APARELHOS ELETRÔNICOS

Nada de dias de ócio em casa ou de criança vidrada na frente das telas, seja da TV, do celular ou tablet. A recomendação das especialistas é que os pais pensam em brincadeiras criativas, que possam ser feitas com objetos que faz parte do ambiente familiar, que há dentro de casa.

“É um momento dos próprios pais colocarem em prática a criatividade e até resgatar algumas brincadeiras da infância. Em casa há recursos que podem ser aproveitados e usados de forma caritativa para garantir uma brincadeira divertida. Um brincar que não precisa de um recurso industrializado, que a criança, os pais e a família possam se divertir durante o processo de criação, além de fortalecer vínculos”, explica a terapeuta.

Aprenda a fazer brinquedos caseiros: veja o vídeo

Veja dicas de como aproveitar as férias com os pequenos:

Circuito: Que tal aproveitar os dias de sol e fazer brincadeiras ao ar livre? Chame as crianças e monte um circuito de atividades para que todas se exercitem brincando e se divertindo.

Noite do pijama: Outra opção é reunir a criançada para uma divertida noite do pijama com comidinhas gostosas, brincadeiras e o pijama, claro!

Mini chef: Já pensou em preparar uma receitinha em família e aproveitar a oportunidade para aproximar os pequenos dos adultos? A aposta é em uma receitinha rápida e fácil. Se prepare para a bagunça e muita diversão!

Caça ao tesouro: Aqui a ideia é esconder um objeto na casa e colocar pistas para as crianças encontrarem. Ao final, haverá um prêmio que pode ser escolher um passeio ou até mesmo a próxima brincadeira.

Leitura: Crianças amam historinhas. Use a imaginação e relembre as historinhas que você ouviu na infância.

Crie seu próprio brinquedo: A dica é usar a imaginação. Com a ajuda de um adulto, faça seu brinquedo usando materiais reciclados, tecidos, arames, caixas e o que mais a criatividade permitir.

Reviva memórias: Mamãe ou papai, já pensou visitar junto com seu filho um local de sua infância? Ou então, compartilhar um objeto da época em que você era criança?

Explore a natureza: Visite parques ou praças que ficam próximos da sua casa. Deixe a criança explorar a natureza, brincar com outras crianças, se divertir. Dá também para fazer um piquenique. Uma excelente opção para reunir os amiguinhos e familiares, né?

BABY DOL traz dicas de brincadeiras para crianças nas férias
📷 |

Reportagem: Andressa Ferreira

Multimídia: Gabriel Caldas

Edição: Gustavo Dutra

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em BabyDOL

Leia mais notícias de BabyDOL. Clique aqui!

Últimas Notícias