plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
AGROPARÁ

Mel é item fundamental na alimentação e na produção de remédios 

Rico em nutrientes, o mel é usado na alimentação e na produção de remédios. quanto maior a qualidade, melhor. aqui nós encontramos

Imagem ilustrativa da notícia Mel é item fundamental na alimentação e na produção de remédios  camera Reprodução/Agência Pará

O Estado do Pará produz, em média, três mil quilos de mel todos os dias, segundo levantamento feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Rico em nutrientes, o mel é utilizado na alimentação e no tratamento de doenças. Este ano, um dos destaques positivos desta produção ocorreu em Canaã dos Carajás, região sul do Pará.

Os produtores de mel que integram a Associação de Apicultores do município (AACC) receberam ainda em janeiro a certificação de produto artesanal da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O certificado garante trânsito livre no Estado e é um reconhecimento do órgão quanto à qualidade dos produtos.

A qualidade do produto já alimenta a fabricação de pães, doces, geleias e sorvetes nas cidades vizinhas. E desde aquele período já visava o crescimento, projetando ainda alcançar o mercado brasileiro como um todo, atendendo à farmacologia e à indústria de cosméticos. A produção se destaca por investir no mel das abelhas africanizadas, com baixíssimo teor de sacarose, o que permite a ele ser consumido, por exemplo, por portadores de diabetes. O produto tem dois períodos de safra no município, de dezembro a março, quando ocorre a safrinha; e de março a abril, com a grande safra.

Destaque

O apicultor Luiz Pereira Rodrigues é conhecido em Canaã dos Carajás como “Luiz do Mel”, tendo forte ligação com a constituição e direção da Associação de Apicultores do município (AACC). Por ocasião do recebimento da certificação estadual, ele destacou que este era “um sonho realizado”. O mercado do mel de Canaã envolve mais de 50 produtores reunidos na Associação e além do “in natura” também são desenvolvidos por eles mesmos receitas caseiras de pães, bolos e sorvetes utilizando o produto. Nas padarias da cidade, o pão de mel é oferecido aos consumidores e sua qualidade e sabor mantêm o segmento aquecido.

Mel é item fundamental na alimentação e na produção de remédios 
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias