Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$
AGROPARÁ

Mel é item fundamental na alimentação e na produção de remédios 

Rico em nutrientes, o mel é usado na alimentação e na produção de remédios. quanto maior a qualidade, melhor. aqui nós encontramos

sábado, 26/12/2020, 08:29 - Atualizado em 26/12/2020, 08:37 - Autor: Laís Azevedo/Diário do Pará


Imagem ilustrativa da notícia Mel é item fundamental na alimentação e na produção de remédios 
| Reprodução/Agência Pará

O Estado do Pará produz, em média, três mil quilos de mel todos os dias, segundo levantamento feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Rico em nutrientes, o mel é utilizado na alimentação e no tratamento de doenças. Este ano, um dos destaques positivos desta produção ocorreu em Canaã dos Carajás, região sul do Pará.

Os produtores de mel que integram a Associação de Apicultores do município (AACC) receberam ainda em janeiro a certificação de produto artesanal da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). O certificado garante trânsito livre no Estado e é um reconhecimento do órgão quanto à qualidade dos produtos.

A qualidade do produto já alimenta a fabricação de pães, doces, geleias e sorvetes nas cidades vizinhas. E desde aquele período já visava o crescimento, projetando ainda alcançar o mercado brasileiro como um todo, atendendo à farmacologia e à indústria de cosméticos. A produção se destaca por investir no mel das abelhas africanizadas, com baixíssimo teor de sacarose, o que permite a ele ser consumido, por exemplo, por portadores de diabetes. O produto tem dois períodos de safra no município, de dezembro a março, quando ocorre a safrinha; e de março a abril, com a grande safra.

Destaque

O apicultor Luiz Pereira Rodrigues é conhecido em Canaã dos Carajás como “Luiz do Mel”, tendo forte ligação com a constituição e direção da Associação de Apicultores do município (AACC). Por ocasião do recebimento da certificação estadual, ele destacou que este era “um sonho realizado”. O mercado do mel de Canaã envolve mais de 50 produtores reunidos na Associação e além do “in natura” também são desenvolvidos por eles mesmos receitas caseiras de pães, bolos e sorvetes utilizando o produto. Nas padarias da cidade, o pão de mel é oferecido aos consumidores e sua qualidade e sabor mantêm o segmento aquecido.

 

 

| Reprodução/Agência Pará
| Reprodução/Agência Pará

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS