plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Prêmio Agropará: Nomes dos vencedores serão divulgados hoje

A sexta edição do prêmio conta com 51 finalistas. Por causa da pandemia, o formato da divulgação será diferente e ocorrerá por meio de transmissão pela RBATV e DOL, a partir das 10h30 deste domingo

Imagem ilustrativa da notícia Prêmio Agropará: Nomes dos vencedores serão divulgados hoje camera Prêmio homenageia o setor da agropecuária | Maycon Nunes/Arquivo

Em um ano em que a pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos para a economia, a agropecuária mostrou a sua força e no Pará, em especial, este setor se manteve em um lugar de destaque. Os produtores não pararam, tampouco as pesquisas e investimentos em tecnologias para melhorar o processo produtivo. E, neste domingo (13), o jornal DIÁRIO irá divulgar os nomes dos ganhadores do Prêmio Agropará.

Esta será a sexta edição do prêmio, que este ano conta com 51 finalistas. Por causa da pandemia, o formato da premiação será diferente, sendo transmitida pela RBATV e portal Diário On Line (DOL), a partir das 10h30 deste domingo, sem a presença de público e dos concorrentes, como forma de evitar aglomerações. O Prêmio Agropará 2020 tem o patrocínio da Agropalma, Banco da Amazônia, Guamá Tratamento de Resíduos e Sebrae.

A premiação está dividida em 19 categorias, sendo 16 delas por setor produtivo e três por destaque. Em cada uma das categorias por setor produtivo concorrem três finalistas. Esta etapa da premiação enaltece a diversidade da produção no setor rural, que no Pará se apresenta de forma eclética, indo desde a criação de búfalos, passando pela plantação de mandioca, produção de mel e outros produtos que chegam nas casas das pessoas.

Nas categorias por destaque serão contempladas pessoas, instituições ou projetos que ajudam a melhorar a cadeia produtiva no Estado, investindo no uso de tecnologias e fomentando a geração de empregos. É uma forma de dar visibilidade ao trabalho da atividade econômica do campo. O agronegócio é responsável por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) paraense.

O diretor-presidente do Grupo RBA, Jader Barbalho Filho, destaca que a premiação é um reconhecimento a tudo que o setor do agronegócio representa para o Estado, uma vez que as oportunidades de desenvolvimento, avanços econômicos e sociais do Pará passam pela valorização do setor, que mesmo com a crise e um ano onde a economia foi prejudicada pela pandemia, não para de crescer.

“O Prêmio Agropará se tornou referência ao homenagear os mais promissores e inovadores empresários de cada um dos ramos do agronegócio. A cada ano que passa vemos a resposta do setor, tanto à revista (Agropará) que editamos quanto à premiação, que é cada vez maior. A repercussão cresce no setor e todos ficam na expectativa pelo nome dos ganhadores, o que ajuda muito a dar cada vez mais visibilidade a esse segmento tão fundamental ao Pará”, destaca.

Jader Barbalho Filho
📷 Jader Barbalho Filho |Octávio Cardoso

ECONOMIA

Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo RBA, lembra que o Prêmio Agropará foi pensado para estimular um setor que é extremamente importante para a economia paraense, que é o agronegócio. “Somos os primeiros colocados nacionalmente em vários segmentos do setor produtivo e muitas pessoas que vivem nas grandes cidades paraenses desconhecem essa realidade, da qual devemos nos orgulhar muito. Precisamos reconhecer, valorizar e estimular as pessoas e as empresas que tanto trabalham para o desenvolvimento do nosso Estado. E essa premiação foi criada justamente para suprir essa lacuna”, afirma.

Camilo Centeno
📷 Camilo Centeno |Irene Almeida

Diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato ressalta que o ano de 2020 tem sido desafiador para o Pará, para o Brasil e para o mundo. “Apesar de todas as dificuldades e crises que tivemos, o agronegócio continuou pujante”, diz. “Neste ano, a premiação será diferente e em um formato virtual, também apresentada pela RBATV. Em tempos de pandemia, foi preciso a adaptação para a melhor segurança de todos”, comenta, em relação aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Serviço

Prêmio AgroPará 2020

Domingo – 13/12

Hora: 10h30

Transmissão pela RBATV e Portal DOL (www.diario online.com.br)

Categorias

Bovinos

Bubalinos

Equinos, asininos e muares

Ovinocultura e suinocultura

Avicultura

Aquicultura

Apicultura e meliponicultura

Criação e mercado pet

Grãos - arroz, soja e milho

Palma, óleos e gorduras vegetais

Fruticultura

Açaí

Cacau

Reflorestamento e madeiras

Mandioca e feijão caupi

Flores, plantas ornamentais e arranjos florais

Extensão, pesquisa, ensino ou organização rural

Programa de fomento ao agronegócio paraense

Técnico destaque em Agronegócios no Pará 2020

Destaque para o agronegócio no Pará

O agronegócio paraense sempre foi destaque nas pautas do Grupo RBA e na revista Agropará, publicação trimestral encartada no jornal DIÁRIO. O consultor e colunista da revista, Guilherme Minssen manifestou entusiasmo com os resultados alcançados pelo setor. “Foi um ano no qual o campo deu uma resposta muito importante e que pode significar, mais uma vez, a grande diferença que ele faz hoje no país, em especial no Estado do Pará, quanto ao trabalho na produção de alimentos”.

Minssen, que também é assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), lembra que os produtores rurais, os trabalhadores do campo não deixaram de trabalhar, mesmo durante o período mais crítico da pandemia. A produção de carne, leite, mandioca, frutas, flores, mel foram mantidas de forma que nenhum alimento faltasse na mesa das pessoas. “Depois dos heróis da saúde (os profissionais da saúde), nós temos de lembrar sempre do produtor rural como aquele que no ano de 2020 não deixou nenhum dia as nossas prateleiras ficarem desabastecidas”, lembra.

Sobre a premiação Agropará, Guilherme lembra que não existe nenhuma outra parecida nas regiões Norte e Nordeste do país e que desde que começou, em 2015, essa contemplação tem alcançado todas as regiões do Estado. “Nós vemos o Pará como um grande celeiro do país, por sua diversificação, por seu trabalho e, principalmente, por ser um Estado de fronteiras muito forte. O Prêmio Agropará vai premiar verdadeiros heróis, pessoas que merecem ser aplaudidas de pé por toda a sociedade paraense”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias