plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RECURSOS

Banco da Amazônia oferece crédito e facilita parcelas durante a pandemia

Por causa das dificuldades das empresas ocorridas devido às medidas de combate ao coronavírus, a instituição oferece crédito emergencial e prorrogou financiamento, por até 12 meses, das dívidas para empresas

Imagem ilustrativa da notícia Banco da Amazônia oferece crédito e facilita
parcelas durante a pandemia camera Wagner Santana/Diário do Pará

Para Ana Carolina, proprietária de um estabelecimento comercial em Marabá, o crédito emergencial oferecido pelo Banco da Amazônia foi providencial para a manutenção do seu negócio. “Estamos ampliando a loja e, até o momento, estavámos trabalhando com recursos próprios, mas com a pandemia as vendas caíram 60%. E pra não parar a obra recorremos ao crédito. Todo o processo foi rápido e com menos de uma semana o crédito estava disponível. Se não fosse esse crédito, com certeza, teríamos que parar e adiar a ampliação para o próximo ano”, diz Ana.

Buscando ajudar os empreendedores da Amazônia a preservar os negócios nesse período de crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, o Banco da Amazônia está prorrogando de forma automática as parcelas de financiamento por até 12 meses das dívidas do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para as micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com o presidente da instituição, Valdecir Tose, as empresas de grande porte devem se manifestar pelo interesse na prorrogação das parcelas. A medida prorroga o pagamento das parcelas vencidas e a vencer no ano de 2020 para janeiro de 2021. “Assim, ao final, poderá ser acrescentado mais um ano no tempo do contrato”, explicou. “Esperamos, com isso, dar tranquilidade às empresas para passar por este processo difícil e segurar o fluxo de caixa, que é tão importante neste período de pandemia”, comentou.

O presidente informa que o BASA já havia feito uma prorrogação de 6 meses, mas com a Resolução 4798 do Banco Central, publicada na semana passada, está sendo permitida a prorrogação por 01 ano das dívidas não rurais de operações realizadas com o FNO. Para as operações contempladas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), produtores rurais e de outras dívidas que não sejam o FNO, o Banco concede a oportunidade de prorrogação do pagamento das parcelas por seis meses. Os produtores e empresas interessadas e que estão adimplentes até março/2020 devem fazer a adesão na plataforma existente no site institucional do BASA. No entanto, se ele estiver inadimplente, deve procurar as agências da Instituição para negociar.

Ana Carolina teve as vendas reduzidas em 60%, mas conseguiu crédito para ajudar nas despesas do estabelecimento, em Marabá
📷 Ana Carolina teve as vendas reduzidas em 60%, mas conseguiu crédito para ajudar nas despesas do estabelecimento, em Marabá |Reprodução

FNO EMERGENCIAL

No momento de desafios que a economia do país está passando em função da crise provocada pelo COVID-19, como a previsão de queda do PIB no patamar dos 5% para este ano, empresários e empreendedores buscam formas de manter seus negócios. Para atender este público na Região Norte, o Banco da Amazônia (BASA) lançou o FNO Emergencial, linha de crédito especial do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) com juros de 0,21% ao mês e condições diferenciadas. A nova linha entrou em vigor no dia 6 de abril, a partir da publicação da Resolução nº 4798 do Banco Central. “Enquanto todo mercado financeiro privado está reduzindo e restringindo o acesso ao crédito, nossa atuação está sendo totalmente diferente, sendo uma atuação de entendimento do momento, com cautela, para auxiliar e apoiar todos os setores. O governo tomou várias medidas e, entre elas, a criação da linha FNO Emergencial para capital de giro, para auxiliar as micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a terem acesso a capital de giro com custo baixo pra que nesse momento e nos próximos meses, que também serão muito difíceis, possa manter sua folha de pagamento e o caixa de seu negócio minimamente funcionando”, diz Francimar Maciel, diretor de Crédito e Distribuição do banco.

“Esperamos, com isso, dar tranquilidade às empresas para passar por este processo difícil e segurar o fluxo de caixa que é tão importante neste período de pandemia”, diz Valdeci Tose.
📷 “Esperamos, com isso, dar tranquilidade às empresas para passar por este processo difícil e segurar o fluxo de caixa que é tão importante neste período de pandemia”, diz Valdeci Tose. |Wagner Santana/Diário do Pará

De acordo com esta Resolução, a linha de crédito tem o objetivo de promover a recuperação ou a preservação das atividades produtivas afetadas pelo estado de calamidade, tendo como beneficiários pessoas físicas ou jurídicas para capital de giro e investimentos. A aprovação tem sido rápida e em poucos dias o crédito fica disponível. Como o empreendedor, para ter acesso ao FNO Emergencial, precisa que seu município tenha o reconhecimento de emergência e calamidade por parte da União, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) editou a Portaria 743, de 26 de março de 2020, que estabelece rito específico para este procedimento em relação à contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o MDR, o reconhecimento federal se dará por meio de Portaria, mediante requerimento do Chefe do Poder Executivo do Município, Estado ou Distrito Federal. O pedido deverá estar acompanhado dos seguintes documentos:

a) Decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública do ente federado solicitante;

b) Parecer do órgão de proteção e defesa civil do ente solicitante; e

c) Relatório do órgão de saúde do ente solicitante, indicando que existe contaminação local.

Segundo informações do MDR, a União já reconheceu o estado de calamidade dos estados de Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e dos municípios de Jaru (RO), Parintins (AM), Rio Branco (AC), em razão da pandemia da Covid-19, o que possibilita o acesso de empreendedores de todos os municípios desses estados à nova linha de crédito. Mas ainda aguarda que os outros estados se manifestem. Assim, os interessados devem entrar em contato com a agência mais próxima do Banco da Amazônia.

Banco da Amazônia oferece crédito e facilita
parcelas durante a pandemia
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias