Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
33°
cotação atual R$

Notícias

PROGRESSO?

Cada pessoa consome 121 mil partículas do plástico por ano

quarta-feira, 27/11/2019, 14:36 - Atualizado em 27/11/2019, 14:36 - Autor: Igor Reis


Você saboa que entre 2% e 5% de todo o plástico produzido no mundo acaba dentro dos oceanos? No mar, esse material vai se degradando lentamente, até se fragmentar a ponto de se transformar no chamado microplástico, pequenas partículas que podem ser microscópicas ou chegar até 5 milímetros de comprimento.

Os mares estão cheio disso, em um processo que começou nos anos 1950,  desde que a indústria mundial passou a utilizar o plástico em seus produtos.

Agora, essas partículas estão também no nosso organismo, quando ingeridas por animais marinhos e, assim, entrando na cadeia alimentar. No fim da linha, nós, humanos, acabamos comendo plástico.

Resíduos do material também podem acabar entrando em nosso organismo quando consumimos produtos embalados em plástico, seja um invólucro que envolve a carne processada, seja a água tomada na garrafinha.

Mas quanto de plástico realmente estamos ingerindo?

Para responder a essa pergunta, um grupo de cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, resolveu fazer um levantamento inédito. Liderados pelo pesquisador Kieran Cox, eles revisaram e compilaram 26 estudos anteriores que analisaram as quantidades de partículas de microplásticos em peixes, moluscos, açúcares, sais, álcoois, água - de torneira e engarrafada - e no próprio ar.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS