plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELEMENTO EM COMUM

Estudo: 82% dos internados com Covid-19 em hospital tinham baixa vitamina D

Informação pode ajudar no caso de internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus

Imagem ilustrativa da notícia Estudo: 82% dos internados com Covid-19 em hospital tinham baixa vitamina D camera Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Cantábria e do hospital Marqués de Valdecilla, na Espanha, demonstraram que 82,2% dos pacientes internados com Covid-19 no centro de saúde tinham um elemento em comum: a deficiência de vitamina D. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism nesta terça-feira (27).

Segundo os cientistas, pessoas com deficiência de vitamina D (que, apesar do nome, é um hormônio), tiveram maior percentual de internação em UTI do que pacientes com níveis normais e ficaram mais tempo no hospital (12 contra 8 dias). Não foram encontradas diferenças significativas na taxa de mortalidade.

Participaram da pesquisa 216 pessoas hospitalizadas e 197 que não tiveram a doença.

Apesar dos resultados, os cientistas dizem ainda não ser possível dizer que a deficiência de vitamina D é a causa de um desenvolvimento mais grave da Covid-19 e, por isso, não se sabe se o reforço do hormônio traria qualquer diferença no tratamento.

Outro ponto importante é que os baixos níveis de vitamina D são comuns em pessoas idosas e com doenças crônicas, que fazem parte do grupo de risco para Covid-19 e estão entre os pacientes com maior taxa de internação pela doença.

Os especialistas chamam atenção ainda para a amostra pequena de participantes: o número é considerado baixo, e o fato que estavam todos no mesmo hospital não permite que os dados sejam extrapolados para outros países e grupos étnicos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias