plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Clube do Remo: 114 anos de glória, triunfo e luta!

Há exatamente 114 anos, uma das agremiações mais populares e tradicionais da região Norte do Brasil era fundada, em 5 de fevereiro de 1905. Com o nome de Grupo do Remo, uma associação encabeçada por sete atletas de remo, que deu origem ao nome e, à época,

Há exatamente 114 anos, uma das agremiações mais populares e tradicionais da região Norte do Brasil era fundada, em 5 de fevereiro de 1905. Com o nome de Grupo do Remo, uma associação encabeçada por sete atletas de remo, que deu origem ao nome e, à época, ao carro-chefe esportivo praticado pelo agrupamento.

Seis anos depois, em 1911, após algumas crises financeiras e divergências internas, a agremiação passou por certas reorganizações, sendo a principal em 15 de agosto de 1911, com a alteração no nome para Club do Remo – respeitando a grafia da época-, ratificando as suas normas internas, estatuto e ampliação para outras modalidades esportivas em 1914, em alusão à data de adesão do Pará à Independência da República.

Com rica história dentro e fora do Estado, hoje, o Leão, mascote-símbolo, possui um dos maiores patrimônios esportivos da região, com sede social, sede náutica, estádio próprio, conquistas locais, regionais e nacionais, como a Série C do Brasileirão, além do seu maior bem, que é a torcida, conhecida como Fenômeno Azul. Em retribuição à massa azulina, a atual equipe de diretores programou atividades para celebrar a data.

A partir das 14h, no mercado Ver-o-Peso, será cantado os parabéns com o corte do bolo, na presença da torcida, diretoria e presidência. O evento terá música e sorteios. Pelo período da noite, às 19h, um culto ecumênico irá ocorrer na sede social da Avenida Nazaré.

Para o presidente Fábio Bentes, a data é simbólica para o Pará. “É um momento muito especial para quem é remista, mas também quem respeita a história e a importância do clube no Estado”, explicou.

PRESENTE

O cartola destacou o que gostaria que o clube ganhasse. “O presente que queremos dar e estamos nos empenhando para isso é o acesso à Série B, o nosso Baenão e outras construções que estamos nos preparando”, disse Bentes.

MENSAGENS SÃO DE APOIO E ADMIRAÇÃO

Os ídolos do futebol do Clube do Remo também fizeram questão de parabenizar o aniversário de 114 anos da agremiação.

Para o ex-goleiro Ivair Mendes do Rosário, o Nego Gato, tal marca representa o valor azulino. “Não é qualquer clube que chega aos 114 anos, ainda mais com a dificuldade que sabemos que existe no futebol. Só tenho a agradecer, quando guri era torcedor e quando adulto pude jogar e manter a identidade. O Remo merece tudo de bom e desejo ao presidente sorte, para que coloque o nosso clube em melhor lugar”, disse.

Agnaldo de Jesus, o Seu Boneco, mesmo exercendo a função de treinador do Bragantino, não esconde o sentimento pelo Leão. Vencedor inúmeras vezes com a camisa remista, o ídolo deixou o seu recado. “Só quem conhece esse clube sabe o que é amar. O Remo é um gigante e esse aniversário é uma prova. Que conquiste aquilo que esteja no seu planejamento”, comentou.

(Matheus Miranda/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias