plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OLIMPÍADAS

Tóquio: comitê deve escolher mulher como chefe após reação a machismo

Ministra da Olimpíada do Japão, Seiko Hashimoto, é cotada para o cargo

Imagem ilustrativa da notícia Tóquio: comitê deve escolher mulher como chefe após reação a machismo camera Divulgação/ME

O comitê organizador da Olimpíada Tóquio-2020 pedirá à ministra da Olimpíada do Japão, Seiko Hashimoto --que competiu em sete Jogos como ciclista e patinadora-- que seja sua nova presidente na esteira da renúncia do ex-chefe do órgão devido a comentários sexistas, noticiou a emissora pública NHK nesta quarta-feira.

Yoshiro Mori deixou a presidência do comitê na semana passada depois de dizer que as mulheres falam demais, mais um revés para uma Olimpíada já ofuscada por um adiamento de um ano provocado pela pandemia de Covid-19 e uma oposição pública forte por causa do coronavírus.

O comitê perguntará a Hashimoto se ela quer assumir o cargo, disse a NHK. "O comitê de seleção está caminhando para convidá-la", disse a emissora.

A agência de notícias Kyodo disse que o comitê organizador da Tóquio-2020 se reunirá nesta quinta-feira (18) para selecionar um novo presidente.

Hashimoto não quis comentar para a reportagem.

"O comitê de seleção foi montado, e os procedimentos estão em andamento. Não tenho nada a dizer além disso", disse ela aos repórteres.

Leia mais:

Chefe dos Jogos de Tóquio sugere 'limitar falas de mulheres' em encontros

Cinco rodovias federais ficam com trechos intrafegáveis após fortes chuvas no Pará

Hashimoto nasceu pouco dias antes do início da Olimpíada de Tóquio de 1964, e seu primeiro nome se baseias nas palavras japonesas para 'chama olímpica'. Ela participou de quatro Olimpíadas de Inverno como patinadora de velocidade e de três Olimpíadas de Verão como ciclista.

Parlamentar de 56 anos do partido governista japonês, ela atua como ministra da Olimpíada, e ainda faz as vezes de ministra do Empoderamento Feminino, desde 2019. O jornal Asahi Shimbun disse que, se assumir o novo cargo, terá que deixar de ser ministra da Olimpíada.

Hidemasa Nakamura, um dos diretores da Tóquio-2020, disse que não tinha nada a dizer além de um comunicado à imprensa segundo o qual o comitê de seleção debateu candidatos específicos.

Reportagens disseram que o novo presidente pode ser anunciado no final desta semana.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias