plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CALENDÁRIO MANTIDO

Japão nega boatos de cancelamento da Olimpíada

O Japão se manteve firme, nesta sexta-feira (22), em seu compromisso de realizar a Olimpíada de Tóquio neste ano

Imagem ilustrativa da notícia Japão nega boatos de cancelamento da Olimpíada camera Foto por Kim Kyung-Hoon

O Japão reforçou seu compromisso de sediar a Olimpíada de Tóquio este ano e negou veementemente notícias divulgadas nesta quinta-feira, dia 21, sobre um possível cancelamento da competição, em movimento que dificilmente diminuirá os temores públicos de realizar o evento durante a pandemia.

Japão quer cancelar Jogos Olímpicos de Tóquio, afirma jornal

Embora grande parte do Japão esteja em estado de emergência devido a uma terceira onda de infecções pela covid-19, os organizadores de Tóquio têm prometido avançar com os Jogos, programados para começar em 23 de julho, após eles terem sido adiados em março do ano passado por causa da doença.

Um porta-voz do governo japonês disse que não havia "verdade" em reportagem do The Times de que o governo havia concluído que a Olimpíada de Tóquio teria de ser cancelada por causa da pandemia. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, também afirmou que não havia rumores sobre o cancelamento ou adiamento da disputa nesse momento. O Times, citando um membro sênior não identificado da coalizão governante, disse que o foco do governo agora estava em garantir os Jogos de Tóquio no próximo ano disponível, 2032. "Vamos negar claramente a reportagem", disse o vice-chefe do gabinete, Manabu Sakai, em entrevista coletiva.

Em um movimento raro, o governo emitiu comunicado para negar a reportagem, dizendo que estava trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outras partes na preparação para Jogos seguros e protegidos. O comitê organizador de Tóquio 2020 também negou a informação, afirmando em nota oficial que seus parceiros, incluindo o governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional, estavam "totalmente focados" em sediar a disputa.

"É muito decepcionante ver que o Times está desenvolvendo uma história semelhante a um tablóide com uma fonte não confiável", disse um membro do comitê de Tóquio 2020 à Reuters. "O governo nacional está totalmente comprometido em oferecer Jogos seguros e protegidos, e sempre somos encorajados por sua dedicação", disse a fonte.

Nas primeiras reações internacionais, os Comitês Olímpicos da Austrália e dos Estados Unidos disseram que estavam se preparando para os Jogos conforme planejado. "Infelizmente, preciso resolver os rumores infundados de que os Jogos Olímpicos serão cancelados, rumores que só criam mais ansiedade para os atletas", disse Matt Carroll, presidente-executivo do comitê australiano, a jornalistas em Sydney. "Os Jogos de Tóquio começaram. A chama será acesa em 23 de julho de 2021."

Os comitês dos EUA e do Canadá escreveram no Twitter que não receberam nenhuma informação sugerindo que os Jogos não aconteceriam conforme planejado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias